Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
EDITORIAL - Importante propulsora
07/12/2017, às 10:34:43

A Prefeitura de Araxá faz uma grande diferença neste fim de ano para a população, em meio à crise que atravessa o país. Como a maior empregadora da cidade, com cerca de 5 mil servidores, injeta agora R$ 34 milhões na economia local através do pagamento de três folhas de pessoal, a mensal e as relativas aos 13º e 14º salários (abono de Natal). As dificuldades também se amenizam com a inauguração de várias obras e a execução de outras ainda em andamento que juntas somam cerca de mil empregos.

Além das obras entregues em novembro, o Cemei Dona Petrosa, no bairro São Pedro; Emei Romália Porfírio Leite, no bairro Max Neumann; o Ginásio Paulinho de Souza, no bairro Jardim Natália; o Centro Esportivo Educacional Pedro Bispo, no bairro São Domingos; outras serão inauguradas ainda este ano, o Ginásio Poliesportivo Rymer Duarte, no bairro Max Neumann; o canil municipal, no bairro Novo Horizonte; a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Guilhermina Vieira Chaer; e o Parque do Cristo no dia do aniversário de Araxá – 19 de dezembro.

A prefeitura também começa 2018 com várias obras em andamento, a interligação da rua Maria de Lourdes Moreira com a av. Ananias Teixeira Jr., no bairro Santa Rita; a duplicação da av. Hitalo Ros; construções da sede da Escola Alice Moura, das Casas Lar e Abrigo, do espaço da Feira do Urciano Lemos, de escola no Pão de Açúcar 4; do Gabinete no Centro Administrativo e, provavelmente, a reforma da av. Antônio Carlos que deve se estender até o início do próximo ano. Nesse caso, a administração municipal erra pela segunda vez, ao fazer a reforma da avenida central justamente nesta época do ano, inclusive com a colocação dos tapumes anteriormente tão criticados, dificultando o trânsito de veículos e pedestres.

A prefeitura também já anunciou o início de mais obras no ano que vem, como a do viaduto na rua Uberaba, do Cemei Dom Pixote, do Velório São João Batista e da Unidade Básica de Saúde no bairro Max Neumann. Da mesma forma que deve dar andamento em ações consideradas mais simples, contudo relevantes para a comunidade, como o recapeamento e sinalização das vias, a iluminação com lâmpadas LED, melhorias na coleta de lixo e limpeza da cidade. E nesse contexto de cuidado com a cidade, é válida a sugestão apresentada esta semana pelo vereador Jairo Sávio Borges de revitalização das avenidas Wilson Borges, Dâmaso Drummond e João Paulo II, com a colocação de uma pista para caminhada e para bicicleta nos seus canteiros centrais, além do plantio de árvores. Uma medida simples, mas que pode fazer uma grande diferença no uso desses espaços.

A eficiência dos serviços públicos prestados aos cidadãos, desde o atendimento no balcão à manutenção da cidade limpa e bonita, com a devida fiscalização ao cumprimento das leis, é tão fundamental para a comunidade quanto o conjunto de obras. Assim como a transparência e atualização das informações sobre o município, a capacidade de comunicação e relacionamento com os diversos públicos, o incentivo à cultura e ainda a atividade turística que embora pareça ínfima para o potencial de Araxá é de suma importância enquanto atividade econômica que inclusive merece ser incrementada. O crescimento físico da cidade deve estar acompanhado de iniciativas que lhe deem sustentabilidade, qualidade de vida e possibilidades de mais investimentos que signifiquem desenvolvimento. Nesses aspectos, a prefeitura também precisa ser propulsora de ações.

Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia