Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Aberta inscrições para programa de treinamento no Japão
04/01/2018, às 10:23:44

O Governo do Estado de Minas Gerais iniciou nesta quarta-feira (3/1), as inscrições para os servidores interessados em participar do Programa de Treinamento de Funcionários do Governo Local 2018 (LGOTP 2018), do Governo de Yamanashi, Japão. Tal possibilidade é fruto da cooperação internacional estabelecida entre o Estado de Minas Gerais e a Província de Yamanashi desde 1973. Em razão da parceria entre as regiões, o Governo Japonês agracia pessoas de diversas regiões do mundo com bolsas para um intensivo treinamento no Japão. Desde o seu início, já foram beneficiadas mais de 1.300 pessoas de 36 países.

Nessa edição será oferecida 01 (uma) bolsa de treinamento para os servidores públicos do estado de Minas Gerais. O programa terá duração de 8 meses, com início em 20 de maio de 2018 e término em 18 de janeiro de 2019. O candidato que deseja concorrer à bolsa deve possuir ensino médio completo (concluído no Brasil), idade entre 20 e 39 anos, bom estado de saúde, nível de inglês e/ou japonês avançado e estar à disposição para fortalecer as relações entre Yamanashi e Minas Gerais durante o treinamento e após o retorno ao Brasil.

A inscrição, que pode ser realizada até 17 de janeiro de 2018, se dará mediante o preenchimento dos formulários disponíveis abaixo e posterior entrega de toda documentação exigida ao Núcleo de Relações Internacionais da Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais (Seccri) - Cidade Administrativa, 2º andar – Edifício Tiradentes.

Seleção e benefícios - O processo seletivo será constituído de três etapas. A primeira, que possui caráter eliminatório, corresponde a análise objetiva dos documentos apresentados. Só participarão da segunda etapa, que consiste em uma entrevista presencial realizada no Consulado do Japão, os candidatos que apresentarem toda a documentação exigida e forem selecionados pela Comissão Julgadora, no prazo estabelecido.

Na segunda etapa, os selecionados serão convocados, por meio dos contatos informados, para a realização da entrevista com a Comissão Julgadora instalada no Consulado do Japão, nas quais deverão utilizar seus conhecimentos em língua inglesa e/ou japonesa.

Por fim, na terceira etapa, a Província de Yamanashi examinará a documentação dos 3 (três) classificados, bem como o relatório de suas entrevistas e adequação do projeto apresentado às linhas de pesquisa/trabalho, para classificação final.

A documentação exigida deverá ser entregue em envelope individual, dentro do prazo de 3 a 17 de janeiro de 2018, não sendo possível qualquer espécie de retificação acerca do conteúdo apresentado.

O trainee selecionado receberá a bolsa do programa Local Officials Training Programme de 2018. Além do treinamento, o selecionado terá os custos com a passagem área, acomodação e transporte interno oferecidos pelo governo de Yamanashi

Dúvidas podem ser direcionadas ao Núcleo de Relações Internacionais pelo e-mail: internacional@casacivil.mg.gov.br.

Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia