clarim.net.br - Uniaraxá oferece ensino à distância
Todos Contra o Abuso
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Uniaraxá oferece ensino à distância
05/02/2018, às 08:12:41

Dentre as novidades apresentadas pelo Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) para 2018, está a oferta de 15 cursos superiores de graduação através da modalidade Ensino à Distância (EAD). Para informar sobre essa e outras conquistas da instituição que inicia 2018 com vários projetos, o reitor José Oscar de Melo, o pró-reitor de Ensino, Fabrício Borges Oliveira, a diretora do Instituto de Engenharias, Azilmar Borges da Silva, o coordenador do Núcleo EAD, Valdeci Carvalho, e o responsável pelo Comercial, Thiago Rufino, participaram de uma entrevista coletiva na manhã de terça-feira, 30, no campus.

O credenciamento da instituição para o oferecimento de cursos superiores à distância foi publicado no Diário Oficial da União (DOU/Portaria 26), do último dia 16. José Oscar explica que em 2015 foi feito um levantamento para a implantação do Núcleo de Ensino à Distância (Nead), com o objetivo de oferecer um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente, por meio de recursos tecnológicos de ponta. “Não foi fácil, mas preocupados com a concorrência pensamos que, se perdermos alunos para o EAD, que seja para a gente mesmo. Nós precisávamos aderir a essa nova modalidade que vem num crescimento muito grande”, afirma. Ele acrescenta que inicialmente a idade média dos alunos ingressantes no EAD era de 36 anos, hoje é de 28 e acredita que chegará o momento em que estará pareada com a do ensino presencial. Para o reitor, esse crescimento deve-se principalmente ao custo bem menor do que o do ensino presencial, à flexibilidade do horário de estudo com mais autonomia e a facilidade de acesso, porém exige mais responsabilidade do aluno.

“A nossa preocupação foi a de entrar nesse mercado a partir de maio próximo, com a mesma qualidade do nosso ensino presencial. Em 2017, após a visita, a comissão avaliadora do MEC conferiu ao Uniaraxá o conceito 5, ou seja, de qualidade plena”, aponta. Ele afirma que a instituição enquanto norteadora de tendências para a comunidade pretende não somente auxiliar nesse processo de transição pelo qual passa o ensino, como também suprir a ausência de pessoas com curso superior nas famílias. “Essa é uma necessidade da sociedade como um todo, para não ficar aquém do mercado de trabalho”, diz.

A avaliação 5 permite ao Nead do Uniaraxá a criação de até 250 polos em todo o país, porém o reitor explica que inicialmente serão abertos de 8 a 20 na região central, justamente porque o foco é a qualidade. Segundo ele, serão ofertados 15 cursos: Pedagogia, Educação Física, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Sanitária, Gestão de RH, Logística, Gestão Pública, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Financeira e Gestão Comercial. José Oscar acrescenta que esses cursos estarão disponíveis a partir de 12 de maio próximo, nos polos de Ibiá, Santa Juliana, Perdizes, São Gotardo, Sacramento, João Pinheiro, Olímpia, Caldas Novas, Patrocínio, Araguari e Uberaba.

O reitor cita que o início das turmas do curso de Psicologia e a continuidade da construção do Centro Cultural de Araxá fazem de 2018 um ano de muito trabalho visando o desenvolvimento educacional do Uniaraxá – “garantindo assim, à comunidade araxaense e região, grandes oportunidades de inserção em cursos superiores”. Ele acrescenta que em 2017 foram ofertados 22 cursos de pós-gra-duação presencial e que mais 50 projetos estão prontos para atender a comunidade conforme surgem as demandas do mercado. “A instituição considera que tais novidades possam ser mais uma maneira de aproximação com os mais diversos públicos, bem como uma forma de fomentar ainda mais as parcerias já existentes, o que para o centro universitário representa uma crucial importância para o seu desenvolvimento, como de toda a sociedade”, destaca.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia