Todos Contra o Abuso
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Segurança publica x políticas sociais
27/02/2018, às 12:59:54
“Araxá, de onde primeiro se avista o sol”, este é o slogan conhecido em todo Brasil através do marketing usado para atrair turistas para a nossa cidade. E em 2017, Araxa recebe a notícia de que foi ranqueada como a cidade menos violenta de Minas Gerais e a 5ª colocada em todo o Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Bem! Esse resultado foi comemorado por todas as pessoas envolvidas com a segurança pública local. Porém, esses dados são referentes apenas aos homicídios somados aos de mortes por causa indeterminada (mvci). 
 
Os homicídios em Araxa são quase sempre por motivos passionais e familiares, mas eis a questão: por que são cometidos na grande maioria das vezes com violência? A resposta muitas vezes fica na indagação da sociedade araxaense: poderia ter sido evitado! Mas, os crimes estão cada vez mais concentrados nos domicílios de famílias menos favorecidas, sem instruções, sem oportunidades de ascensão na vida profissional e pessoal. E na grande maioria das vezes, regados de álcool e drogas. Se as políticas sociais do município trabalhassem com maior eficácia, teríamos muito menos casos de violência doméstica e infantil; uma vez que o descaso acentuado com os problemas sociais da cidade agrava ainda mais a violência em todo o seu contexto.
 
Neste ano de 2018, em menos de dois meses tivemos seis homicídios, dois deles por andarilhos matando companheiros de rua por motivos fúteis e sob efeito de drogas e álcool. Tivemos também oito casos de violência contra crianças em situação de vulnerabilidade. Creio que neste ano não teremos uma posição considerável no ranking se levarmos em conta todos os tipos de crimes e violência cometidos em nossa cidade. Então, esses são alguns dos casos que podemos citar como exemplo em nossa cidade. Temos policiais muito competentes, tanto na Polícia Militar como também na Polícia Civil. Ambos os comandos são de extrema competência em Araxá. O Judiciário local é exemplo para ser seguido. Mesmo com todas essas qualidades na segurança pública de Araxá, podemos ver que a cumplicidade do poder público para com o cidadão precisa ser mais estreita no que tange à saúde, emprego e educação. Três pilares que são obrigatórios e não temos com qualidade em Araxá, causando assim violência, porque não, dos mais variados tipos.

Marcos Leite
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia