Clarim - Livro
Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Os classificados para o concurso Estadual do Queijo Minas das regiões de Araxá e Serro
17/04/2018, às 11:59:50

Mais duas etapas classificatórias selecionaram dez produtores para participarem do 11º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. As etapas ocorreram nas regiões produtoras de Araxá e Serro. A iniciativa é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Emater-MG, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e prefeituras.

A seleção dos produtores de Queijo Minas Artesanal Araxá aconteceu em Araxá, Alto Paranaíba, no dia 13 de abril. Foram classificados os produtores: Antônio Onofre dos Passos (Ibiá), Iran Gonçalves de Castor (Ibiá), Luís Carlos do prado (Ibiá), Reinaldo Antônio de Lima (Araxá) e Ronaldo José Lemos (Campos Altos).

Já a etapa do Queijo Minas Artesanal Serro foi realizada no município de Conceição do Mato Dentro, região Central, no último sábado, dia 14. Entre 24 participantes foram escolhidos cinco: Agmar Antônio Barbosa (Serro), Antônio Batista Araújo (Serro), Geovane Madureira Bicalho (Conceição do Mato Dentro), Waldemar Felipe da Silva (Paulistas) e Waldemir Barbosa (Serro).

A etapa ainda teve a participação de produtores dos municípios de Dom Joaquim, Alvorada de Minas, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Materlândia e Rio Vermelho. Os participantes das etapas têm suas queijarias cadastradas no IMA. Os queijos são avaliados de acordo com os critérios: apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. A comissão julgadora será composta por cinco membros. São selecionados os cinco melhores queijos para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal.

Outras Etapas - Outras duas etapas classificatórias para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal aconteceram nas regiões produtoras do Triângulo Mineiro e Canastra. Os classificados do Triângulo Mineiro são: Dário Peixoto de Oliveira (Araguari), Gilson Fernandes e Jales Clementes de Oliveira (Monte Carmelo), Maria Ieda de Jesus e Sirlane Aparecida de Jordão (Uberlândia). Os produtores selecionados de Queijo Minas Artesanal Canastra são: Allan Diego da Silva (Piumhi), Onésio Leite da Silva (São Roque de Minas), Reginaldo Miranda de Andrade (Medeiros), Reinaldo de Farias Costa (Vargem Bonita) e Valdecir Belisário (Tapiraí). E no mês de maio serão realizadas as etapas dos queijos artesanais das regiões Cerrado e Serra do Salitre.

Concurso Estadual - Este ano, o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal será realizado no dia 2 de junho, no município de São Roque de Minas, região Centro-Oeste do estado. O evento vai acontecer durante o Festival do Queijo da Canastra. A disputa será dividida nas categorias Ouro, Prata e Bronze. A comissão julgadora formada por profissionais ligados à área irá escolher os sete melhores queijos do estado. Participam produtores das regiões Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Os queijos serão avaliados de acordo com os critérios de apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. O concurso é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Emater-MG.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia