Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Cartório Eleitoral já trabalha para a realização das eleições de 2012
13/10/2011, às 10:35:01

   O prazo para submissão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das relações de filiados pelos partidos políticos via internet termina nesta sexta-feira, 14. De acordo com dados do Cartório Eleitoral da 17ª Zona/MG, Araxá contava com vinte diretórios partidários regularmente registrados até o último dia 7. Como as filiações foram feitas pela Internet, ainda não era possível estimar o número de novos filiados na cidade.
   Também pode ocorrer alteração no número de partidos existentes na cidade após a movimentação política que antecedeu o fim do prazo de filiações partidárias para quem pretende ser candidato nas eleições municipais de 2012. Se as eleições fossem nesta semana, 68.891 eleitores estariam aptos a votar no município, em 205 seções distribuídas em 28 locais.
   Após a submissão das relações de filiados pelos partidos políticos, a Justiça Eleitoral tem que identificar se há duplicidade de filiação entre os dias 15 e 19 deste mês. Ainda na próxima quarta-feira, 19, a Justiça Eleitoral deve divulgar as duplicidades, publicar na internet as relações oficiais de filiados, gerar notificações para partidos e filiados envolvidos em duplicidade e iniciar a contagem do prazo para a resposta nos processos de duplicidade de filiação.
   Os partidos e filiados envolvidos em duplicidade terão até o dia 7 de novembro próximo para apresentarem as suas respostas. A data limite para as decisões das situações sub judice esgota-se no dia 17 de novembro próximo. Todo esse processo encerra-se no dia 28 de novembro próximo que é a data limite para o registro das decisões no sistema.
   De acordo com informações do cartório eleitoral, quem quiser consultar na internet as listas de filiados de todos os partidos do Brasil deve seguir os seguintes passos: acessar o site www.tse.jus.br e clicar na aba Partidos, depois Filiação Partidária e, em seguida, clicar em Filiaweb. Depois escolha a opção Consulta de Relação de Filiados e, após preencher os dados da pesquisa, clicar na lista Ativa do partido desejado e carregar.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia