Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Horário de verão começa neste domingo
14/10/2011, às 08:22:29

 

   Os relógios de quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Estado da Bahia, devem ficar adiantados em uma hora a partir deste domingo, 16, à zero hora, quando se inicia o horário de verão 2011/2012. O novo horário termina à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012.
   De acordo com o engenheiro de Operação do Sistema da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Wilson Fernandes Lage, o principal benefício do horário de verão é o aumento da confiabilidade e segurança na operação do sistema elétrico, o que acaba reduzindo o risco de apagões. “Isso é alcançado pela redução da demanda máxima durante o horário de pico de carga do sistema elétrico brasileiro, que ocorre no período das 18h às 22h”. Ele acrescenta que o horário de verão pode gerar uma série de outros ga-nhos.
   “Com a sua adoção, é possível, por exemplo, facilitar a programação de manutenções, reduzir a necessidade de geração térmica para atendimento de ponta, minimizar a necessidade de investimentos para atendimentos localizados e preservar o meio ambiente já que a poluição que seria produzida pela queima de combustível fóssil é evitada”, explica Wilson.

Previsão de economia
   Em Minas Gerais, está prevista uma redução na demanda diária máxima de energia de até 4%, o que corresponde a cerca de 300 MW. Para se ter uma ideia, essa potência equivale, por dia, a uma redução no horário de pico comparável à geração de 2,3 usinas do porte da Usina Térmica Iga-rapé (a plena carga) ou mesmo a 30% da carga de pico de Belo Horizonte.
   Durante esses pouco mais de quatro meses, espera-se uma economia de energia de até 0,5% (110.000 MWh), o que seria suficiente para abastecer a capital mineira durante dez dias. Para o consumidor residencial, por sua vez, a redução mensal pode chegar a 5%, caso sejam mantidos os hábitos de consumo.
   Segundo Wilson Lage, como nesta época os dias ficam mais longos, a economia registrada principalmente nas regiões mais ao Sul do Estado pode ser bastante significativa. “Quanto maior a distância da linha do Equador, maior o efeito do horário”.
   Essa é a 41ª edição do horário de verão que, desde 2008, possui data fixa de início (terceiro domingo de outubro) e término. Curiosamente, dessa vez, como existe a coincidência entre o domingo previsto para o seu fim e o Carnaval, o encerramento se dará no domingo seguinte (26/02/12), conforme o decreto 6.558, do Ministério de Minas e Energia.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia