Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Reforma da Dom José Gaspar completa melhorias no bairro São Pedro
11/05/2018, às 10:35:03

A cerimônia de entrega das obras de revitalização do prédio da Escola Estadual Dom José Gaspar situada na rua Abdanur Elias, bairro São Pedro, aconteceu às 19h desta quarta-feira, 9. A Prefeitura de Araxá investiu cerca de R$ 800 mil na recuperação do prédio de marcante arquitetura inaugurado em 1982, durante o segundo mandato de Aracely de Paula como prefeito. Após 36 anos, Aracely tem a oportunidade de mais uma vez contemplar o bairro São Pedro como prefeito, onde recentemente inaugurou o Cemei Dona Petrosa, recuperou a praça em frente à escola e recapeou todas as vias.

Na solenidade, além do prefeito, estiveram presentes a vice-prefeita Lídia Jordão, a primeira diretora da escola Rosa Chaer Dib e a atual Maria Cristina Cunha, a secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabiano Santos Cunha, a egressa da primeira turma de Magistério, Dênia Dutra, dentre outros, secretários, vereadores e comunidade escolar e do bairro. Em seu discurso, Aracely fez questão de homenagear o arquiteto Marcello de Gusmão Machado que durante as suas gestões como prefeito projetou a escola e outras importantes edificações da cidade, como o Parque do Cristo. “Agradeço a Deus que há mais de trinta anos nos deu o privilégio de construir não apenas a maior obra arquitetônica, mas também a imaterial que se perpetua através da educação, do conhecimento, da sabedoria e do sonho de que é possível fazer. Eu pedi ao Marcello que a escola fosse um referencial, porque tínhamos que dar uma resposta ao governo do Estado, que marcasse para a posteridade e, assim, o fez”, disse. Aracely diz que da mesma forma trabalha atualmente para que as escolas tenham a sua sede própria – “para que nenhum aluno fique sem o seu banco escolar e que tenha endereço certo”. Ele acrescenta que em breve será inaugurada a sede da Escola Municipal Alice Moura que está praticamente concluída, no bairro Silvéria. “Onde também vamos construir a sede do Cemei Dom Pixote”, completa.


A secretária municipal de Educação agradeceu ao prefeito os investimentos feitos na área – “por isto, a educação vai muito bem, com escolas bem equipadas, preparadas pedagogicamente, o que faz com que as famílias também invistam em seus filhos”. Ela lembrou que a construção da sede da Escola Estadual Dom José Gaspar permitiu a implantação do curso público de magistério, dando oportunidade à formação de educadores que ainda hoje atuam na rede municipal de ensino. A diretora Maria Cristina disse que a escola existe desde 1966, mas a construção da sede própria em 1982 foi um “divisor de águas”. “E em 1984, como aluna, eu fiquei muito feliz estudando numa escola nova e moderna para a época. Se essa história de 52 anos é de competência e qualidade, o prefeito Aracely foi uma peça fundamental”, contou. Ao falar em nome dos egressos, Dênia disse que não só formou-se na escola como também tornou-se moradora do bairro São Pedro, enumerando as últimas melhorias promovidas pela prefeitura. “Identificamos de onde estamos, no coração do bairro São Pedro, as escolas Dom José Gaspar e Dona Gabriela, o Cemei Dona Petrosa, a rodoviária, o Parque do Cristo e, assim podemos dizer, em qualquer quadrante da nossa cidade existem importantes realizações do prefeito Aracely de Paula”, disse o vereador Fabiano.

A reforma - A reforma interna e externa não só valoriza a beleza arquitetônica do prédio como propicia mais conforto para os 1,2 mil alunos da escola que funciona em três turnos com a oferta de Ensino Médio e curso Normal (formação de professores para educação infantil). A unidade de ensino recebeu melhorias em sua estrutura com foco na acessibilidade e segurança, substituição da cerca viva que impedia a visão do prédio, além de pintura geral, recuperação e instalação de corrimãos, consertos na rede elétrica e hidráulica. A escola também recebeu vinte novos toldos de proteção para as salas de aula, ampliação da cobertura da guarita da recepção, entre outros benefícios. “Esse prédio tem uma importância muito grande na história do município e, consequentemente, para a comunidade de um modo geral. Tínhamos que revitalizar até pela sua característica arquitetônica. Não poderíamos deixá-lo escondido como já estava há bastante tempo. Uma obra que foi inaugurada na nossa gestão, em 1982, e que continuará servindo nossa cidade por muito mais tempo”, afirma o prefeito.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia