Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Comunidades são orientadas sobre operação de usinas no Triângulo Mineiro
17/10/2011, às 09:24:14

   Nos dias 19 e 20 de outubro, o Triângulo Mineiro receberá o Plano de Integração da Cemig. Durante os encontros serão realizadas apresentações sobre operação de reservatórios, segurança de barragens, meteorologia e ações ambientais, como o programa Peixe Vivo e questões ligadas ao mexilhão dourado. O primeiro dia do evento será dedicado às comunidades do entorno das usinas hidrelétricas Jaguara e Igarapava. No segundo, será contemplada a população próxima à Usina Volta Grande.
   Entre o público convidado estão veículos de imprensa e lideranças da região, como representantes da sociedade civil, de órgãos públicos, e outras instituições, como a Defesa Civil, responsável por alertar a população sobre as alterações do nível dos rios e dar o suporte necessário em situações de crise.
   Segundo a engenheira de Planejamento do Sistema Elétrico da Cemig, Valéria Almeida, o objetivo do Plano de Integração, que acontece desde 2005, é buscar uma aproximação da Empresa com as comunidades das áreas de influência das usinas. “A realização sistemática de encontros, nas localidades onde a Cemig possui empreendimentos, já resultou em diversas parcerias com Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros atores importantes na prevenção dos efeitos das enchentes e foi aos poucos consolidando uma relação de confiança e proximidade entre a Cemig e as comunidades.”
   Neste ano, já receberam o Plano de Integração as usinas de Três Marias, Marmelos, Joasal, Paciência, Poço Fundo, Rio de Pedras, Irapé, Rosal e Sá Carvalho. Para fechar o ciclo 2011, além das três usinas no Triângulo Mineiro, a Usina Anil no Oeste de Minas também sediará o evento.

UHE Jaguara
   A Usina Hidrelétrica de Jaguara está situada no Rio Grande, na divisa de Minas Gerais e São Paulo. Sua casa de força está localizada no município paulista de Rifaina. No lado mineiro a hidrelétrica ocupa área do município de Sacramento. Com início de operação em 1971, a usina possui capacidade instalada de 424 megawatts. Seu reservatório pode armazenar até 450 milhões de metros cúbicos de água.

UHE Igarapava
   A Usina Hidrelétrica de Igarapava está localizada no Rio Grande, na divisa de Minas Gerais e São Paulo. Possui instalações no município paulista de Igarapava e na cidade mineira de Conquista. O início das operações foi em 1999 e atualmente possui potência instalada de 210 megawatts. A usina é administrada pelo consórcio formado pela Cemig, Vale, Votorantim Metais, CSN e AngloGold Ashanti.

UHE Volta Grande
   A Usina Hidrelétrica de Volta Grande, localizada no Rio Grande, teve início de operação em 1974. Situada nos municípios de Miguelópolis (SP) e Conceição das Alagoas (MG), a usina possui um reservatório com capacidade para armazenar 2,3 bilhões de metros cúbicos de água. Sua potência instalada é de 380 megawatts, com quatro unidades geradoras.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia