Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
EDITORAL - Daqui pra frente
25/10/2018, às 08:28:43
Nem tudo vai ser diferente na política araxaense depois das Eleições Gerais 2018, porém a tendência para a disputa das Eleições Municipais 2020 já se configura de outra forma devido ao surgimento da mais nova liderança local e, paradoxalmente a mais forte, Romeu Zema. Ele surge como uma grande surpresa na política nacional ao disputar o Governo de Minas Gerais e vencer no primeiro turno os tradicionais grupos tucano e petista de Minas Gerais.

Mesmo que não seja eleito governador do Estado, o que é muito difícil, Zema já conta com o respaldo de 84% do eleitorado do município através dos 43.614 votos obtidos no primeiro turno. Tudo corre para que aumente essa votação no segundo turno para até mais de 90% em Araxá e, expressivamente no Estado, onde obteve 4.138.967 (42,73%) de votos – se confirmados os resultados das pesquisas até o momento. Inclusive, o fiasco das pesquisas no Estado, onde apontavam segundo turno entre PSDB e PT e nem chegaram a cogitar vitória de Zema no primeiro turno, faz história no país e instiga à reavaliação desta divulgação no decorrer das campanhas eleitorais.

Nunca na história de Araxá ninguém obteve uma votação tão expressiva de mais de 4 milhões de votos e o desempenho de Zema é muito difícil de ser superado por qualquer brasileiro. Se eleito, naturalmente que como governador essa influência é crescente à medida do seu desempenho que pode ser tão surpreendente como a sua candidatura. Justamente porque sem qualquer experiência em cargo eletivo, ele representa de fato uma grande guinada na administração estadual. De qualquer modo, o político que contar com o apoio dele para disputar a prefeitura nas Eleições 2020 entra no páreo com boas chances de vitória. Os dois anos para as Eleições de 2020 podem ser suficientes para ele se posicionar firmemente na terra natal.

A questão é que a atuação de Zema como governador ainda é grande incógnita, dado ao seu desconhecimento político. Porém, o trunfo dele nas urnas sobre os adversários é exatamente nunca ter sido político e exercido cargo público. É certo que se eleito, como ainda não experimentou a gestão pública, a princípio terá muitas dificuldades porque demanda um tempo para aprender a lidar com tanta burocracia e complexidade que se contrapõem à iniciativa privada. No entanto, nesse exercício, o que se espera dele é realmente que transforme Minas Gerais com as necessárias reformas que o faça a ser respeitado como dantes.

Por enquanto, o discurso de Zema é de republicano, ou seja, “igualdade de todos perante a lei, impessoalidade e imparcialidade, desejo de servir ao bem comum”. Ele tem repetido que se for governador não vai dar um tratamento privilegiado a Araxá - onde nasceu e a sua família mora e constrói uma história de conquistas que ultrapassa gerações. É justo se for dentro dessa visão de direitos e deveres, porque ele deve resgatar os espaços que Araxá perdeu e perde por causa da velha política que desconstrói adversários políticos e não se desfaz após os pleitos. O que não permite a necessária união política para garantir a Araxá a sua contrapartida à mineração que possibilita ao Estado investir nos municípios que mais precisam da sua presença. Uma atividade econômica que deixa um passivo ambiental e social muito grande que precisa ser recompensado em Araxá.

É de olho no Zema que as tratativas políticas acontecem a partir de agora em Araxá e quiçá sejam com o desprendimento de projetos pessoais em prol do desenvolvimento da cidade, para que finalmente seja acelerado. O atual governo municipal tem feito um rol de obras importantes para Araxá, porém com muito mais dificuldade do que se tivesse postura convergente para essa imprescindível unidade - sem lançar mão de nada que não seja a boa argumentação, o diálogo e o convencimento. Aprender a de fato absorver as críticas enquanto ente público também é fundamental para dar o crédito e o respaldo que o governo municipal precisa para desentrelaçar projetos que beneficiem Araxá.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia