Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
EDITORIAL - Chance de complementar o trabalho
30/10/2018, às 14:21:51

A administração municipal sob a gestão do prefeito Aracely de Paula completa um mandato, ou seja, quatro anos consecutivos, no próximo dia 13 de novembro. Momento expressivo, apropriado para uma profunda avaliação a fim de se definir para a prorrogação que acontece nos próximos dois anos. O governo investiu com prioridade em educação e saúde neste tempo, mas apesar dos avanços em áreas essenciais precisa melhorar outras que também são importantes e, principalmente, o relacionamento com a população.

Na saúde, o salto foi muito grande. Primeiro com o alcance da Gestão Plena pelo município, seguida da mudança do Pronto Atendimento Municipal (PAM) que funcionava improvisado em instalações da Santa Casa para uma unidade (UPA) cons-truída adequadamente e com projeção para o aumento da população. Uma das obras encaminhadas pelo governo municipal anterior finalizadas pelo atual é a Uninordeste, no bairro Ana Antônia. E a Uninoroeste foi recentemente iniciada no terreno que estava apenas terraplanado situado no bairro Max Neumann. As unidades básicas mais antigas (Uninorte, Unisul, Unileste e Unisa) começam a ser reformadas e o programa Estratégia Saúde da Família (antigo PSF) tem sido ampliado no município, dentre outras ações.

Com a rede física bem mais estruturada para receber uma demanda que é crescente, o governo parte para uma medida fundamental que é a informatização de todas as unidades de atendimento à saúde. De forma que o paciente possa ter um único histórico sempre disponível para o profissional que o atende em qualquer unidade integrada à rede e, consequentemente, o atendimento vai melhorar muito ao ponto de estampar o conjunto da obra.

A administração municipal mantém uma média de aplicação de recursos na saúde de pelo menos 18%, ou seja, acima do teto mínimo de 15% da receita municipal estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Da mesma forma, a educação tem recebido recursos acima do teto mínimo de 25% fixados pela LRF para a área. Os investimentos que o governo municipal faz em educação também são significativos e a rede existente tem sido recuperada, ampliada e novas unidades construídas. Essa adequação é muito necessária para acompanhar a crescente demanda e inclusive a acelerada tecnologia disponível à população em geral, assim como a qualidade do ensino ofertado. A contínua melhoria nesse atendimento é visível nas unidades municipais.

A melhoria nessa área nos últimos quatro anos também está refletida nos resultados apontados pelos índices oficiais de avaliação do ensino, o que é consequência do aumento da oferta em tempo integral. Apesar das unidades contarem com biblioteca e serem assistidas pelo Núcleo de Incentivo à Leitura da Secretaria Municipal de Educação, um senão na positiva avaliação dessa área ainda é a situação da biblioteca municipal que carece urgentemente de uma sede adequada e acessível à população em geral.

A história segue concedendo a Aracely a oportunidade de renovar o que iniciou há mais de 30 anos, como acontece com o Parque do Cristo que é exemplo deste resgate. Assim como a de prosseguir à frente com grandes obras, como a duplicação da av. Hitalo Ros. Porém, o governo só não é avaliado à altura dessas realizações porque ainda está faltoso em outras áreas - nem tão essenciais, mas também básicas. Outro problema é o tratamento que tem sido dado à imprensa, muito aquém do seu reconhecimento e valorização como um todo.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia