Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Fabiano solicita ampliação do acervo de livros para Cemeis e Emeis
02/05/2019, às 08:51:35

O tema educação dominou os assuntos da pauta do Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB), durante seu tempo de Tribuna no Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Reunião Ordinária dessa terça-feira (30), na Câmara Municipal de Araxá. O parlamentar, que tem como uma de suas bandeiras as melhorias na oferta e nos serviços da área educacional no município, desta vez, voltou seu trabalho para a atualização do acervo de livros infantis e infanto-juvenis nos Centros (Cemeis) e Escolas (Emeis) Municipais de Educação Infantil e nas demais Escolas da Rede Municipal de Ensino. Segundo o Vereador Fabiano, a cidade tem 38 unidades, sendo 20 Cemeis, 03 Emeis e 15 Escolas de Ensino Fundamental I e II, urbanas e rurais, além dos anexos Auxiliadora Paiva, que funciona na Escola Estadual Loren Rios, e Lélia Guimarães, que funciona no CEPAC. "A última compra de livros para disponibilização aos alunos foi feita no ano de 2013 e algumas pequenas doações em 2014 e 2019. É necessário que essas escolas tenham novos volumes e obras disponíveis para que os alunos tenham ainda mais interesse em leitura, que é imprescindível", destaca o parlamentar.

Como ferramenta para ampliar o interesse dos estudantes da Rede, a Secretária de Educação conta com o Núcleo de Incentivo à Leitura, que trabalha nas unidades, com 12 professoras regentes, que atendem as escolas realizando um trabalho de incentivo à leitura com aulas semanais de literatura. E os alunos também realizam empréstimos de livros. Só em 2019 já foram mais de 19 mil registros. No ano passado, os empréstimos alcançaram 61.200 realizados. O que demostra o interesse dos alunos e a necessidade de ampliar e modernizar os acervos. "Nas 15 unidades de Ensino Fundamental, apenas os dois anexos não possuem salas de leitura, apenas salas com alguns livros em caixas, sem nenhum mobiliário. Todas as escolas necessitam urgente de livros de Literatura Infantil. Elas têm apenas uma grande quantidade de livros didáticos, revistas e enciclopédias antigas", justificou o Vereador. Buscando ainda dar amplitude ao caso, Fabiano enviou um Requerimento ao curador do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá), solicitando que seja estudada a possível doação de livros para compor os acervos das Escolas. Ação essa que amplia ainda mais o legado que o Fliaraxá tem no incentivo à leitura na cidade.

"Temos sempre que ressaltar o quanto o Fliaraxá é importante e o quanto o trabalho realizado pelo Festival engrandece a cultura e educação dos nossos estudantes. Nossa solicitação não vem em forma de cobrança, mas sim, numa maneira de que o legado do Fliaraxá permaneça ainda mais latente, reforçando a parceria, dentro das escolas, o ano todo, com o incentivo à leitura", reforça Fabiano.

Resumo da tribuna - Em seu tempo regimental na tarde dessa terça-feira (30), na Reunião Ordinária da Câmara Municipal, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) comentou a audiência que teve com o Deputado Estadual Bosco. Na oportunidade, entregou um ofício ao parlamentar, solicitando estudo para a destinação de recursos para a Escola Estadual Maria de Magalhães, destinados a construção de um laboratório de ciências. A Escola tem todo o projeto, com orçamentos e materiais necessários, mas não tem caixa para fazer a obra. Fabiano está intermediando o assunto e em breve, novidades devem ser dadas com relação ao pleito. Ainda comentou o sucesso da realização na cidade dos cursos da Universidade da Família, projeto que visa trabalha a educação familiar com pais e filhos, visando melhorias substanciais no convívio familiar das pessoa que frequentam as oficinas. Desde o ano passado o Vereador tem trabalho propostas para ampliar o acesso ao curso. "Essa Universidade da Família existe em vários países e por onde passa, com seus cursos, tem feito diferença na vida das pessoas. Em Araxá, está funcionando com turmas pequenas e aulas na Escola Lia Salgado, mas nossa intenção é trabalhar para que mais pessoas possam participar dos projetos e cursos dessa organização que é referência", acrescenta. Fabiano cumprimentou a Prefeitura de Araxá pela mudança de endereço da Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, que está agora em um espaço mais amplo e adequado na Avenida Getúlio Vargas. Ainda parabenizou, com uma Moção de Congratulações, a diretoria estadual do Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc-MG) e a gerência da Unidade Araxá do órgão, pelo destaque que a Escola Sesc Araxá, teve na Rádio MEC, pelo uso de ferramentas tecnológicas de educação e pelos resultados apresentados, sendo referência no País.

Moções apresentadas - Finalizando sua participação na Tribuna do Plenário Guilherme Gotelip Neto, na Câmara Municipal de Araxá, o Vereador Fabiano Santos Cunha (PRB) apresentou Moção de Congratulações para o organizador da Copa Internacional de MTB, Rogério Bernardes e toda a equipe, pelo sucesso do evento, que aconteceu no final de semana, no Complexo do Barreiro. Outra Moção de Aplausos foi para jovem atleta araxaense, Davi Abdanur que foi Vice-campeão Mineiro de Tênis e também Campeão Mineiro Duplas de Tênis 2019, na Categoria 14 anos, no Grand Slam Mineirão, realizado recentemente pela Federação Mineira de Tênis. Ainda, comentou o sucesso do Araxá Rodeio Show, evento que proporcionou lazer e negócios na última semana e ainda vai destinar recursos para entidades assistenciais da cidade. As Moções do Araxá Rodeio Show serão enviadas ao organizadores: Luciano Rios, José Eduardo de Ávila, D'arc Ávila, Daniel Nakati, Daniela Nakati e Luís Carlos Moreira.

Ascom Vereador Fabiano Santos Cunha
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia