Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Sempre Um Papo recebe dois juristas para falar de adoção
21/05/2019, às 10:08:38

O Sempre Um Papo e a CBMM participam da Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes de Araxá com a promoção do debate “Interfaces da Adoção: Aspectos Jurídicos e Psicoeducativos”. O evento conta com a participação dos juristas Lídia Weber (Curitiba) e Cláudio Medeiros (Natal), referências do tema no Brasil.

O evento acontece na próxima terça-feira, 21, às 19h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Araxá (Acia), com entrada gratuita. A relevância do tema é o motivo para a discussão, a exemplo das profundas transformações ocorridas nos últimos dez anos à orientação e fiscalização das instituições de acolhimento, à legislação que regulamenta e garante os direitos de crianças e adolescentes sob medida protetiva, à participação das equipes técnicas das Varas de Infância e Juventude, bem como à implementação de estratégias para preparação de postulantes para inserção segura de crianças e adolescentes em famílias substitutas.

O Movimento Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção vem desempenhando um fundamental papel ao proporcionar reflexões, debates e projetos envolvendo três importantes campos de estudo: o direito, a psicologia e a pedagogia. A medida que surgem novidades jurídicas que necessitam do suporte psicológico e pedagógico e representam as interfaces da adoção – “um tema atual onde se exploram diversos conceitos na tentativa primeira de garantir a toda criança e adolescente o direito fundamental de ter uma família”.

A Semana Municipal de Incentivo À Adoção de Araxá foi instituída no calendário oficial do município a partir da Lei nº 7.214 de 19 de outubro de 2017, de autoria do vereador Raphael Rios de Oliveira. O evento deste ano está sendo planejado e organizado pelo Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Araxá - Aquecendo Vidas, uma associação civil sem fins lucrativos, devidamente registrada e inscrita no CNPJ, com al-vará de funcionamento municipal e que atua em diversas ações na cidade desde 2014.

A Aquecendo Vidas atua em prol da defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes, especialmente aqueles que em decorrência de situações de risco a que são submetidos são acolhidos institucionalmente e, posteriormente, encaminhados à adoção. A semana é realizada com apoio e em parceria com diversos órgãos: Ministério Público, Prefeitura de Araxá, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Fundação Criança e Adolescente de Araxá e Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá).

Serviço - 21 de maio, terça-feira, às 19h30, no auditório da Acia (Associação Comercial e Industrial de Araxá) situada à av. Getúlio Vargas, 365, Centro - entrada gratuita.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia