Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Movart oferece oficinas gratuitas para crianças e adolescentes
05/07/2019, às 13:14:27
O Instituto das Artes e Movimento (IAM) através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araxá (CMDCA) em parceria com a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social e a Associação de Assistência ao Deficiente (Fada) realizam o projeto Movart em Cena. A solenidade de abertura acontece às 10h de sábado, 6, no palco arena do Teatro Municipal de Araxá. O projeto oferece diversas oficinas culturais e artísticas em oito pontos estratégicos da cidade e na sede de produção do Instituto Movart – “fortalecendo os desdobramentos positivos no âmbito cultural e social de Araxá”, destaca a idealizadora Wanêssa Borges. Todas as ações são oferecidas gratuitamente para crianças e adolescentes com e sem deficiência, de 4 a 17 anos. O projeto pretende atender diretamente 322 pessoas, com prioridade para as que estão em situação de vulnerabilidade social, de risco e as com deficiência. Wanêssa destaca que com as oficinas de artes cênicas o projeto promove o livre acesso à arte e cultura.


Dentre as oficinas de artes cênicas oferecidas gratuitamente estão as de dança (inclusiva, em cadeira de rodas, balé, jazz e danças urbanas), de circo (solo, tecido, palhaço, malabares), de teatro, artes plásticas (desenho artístico, caricatura, grafite) e, culturais, arte com inglês, música (violão e teclado) e apresentações nos bairros. Segundo ela, um dos objetivos é contemplar a comunidade com diversas intervenções cênicas, além dos atendimentos com psicóloga e assistente social. Wanêssa acrescenta que ao final do projeto acontece a mostra Movart em Cena nas Comunidades, com apresentações dos espaços atendidos, abertos à comunidade para contribuir com o fomento e a difusão cultural dos talentos locais – “interiorizando as produções de qualidade técnica, promovendo iniciativas de impacto e abrangência sociocultural, buscando a acessibilidade e democratização a novos acessos”.


Ela considera que formar gratuitamente novos agentes multiplicadores da cultura através das ações, parcerias e vivências contribui para a compreensão e ampliação da rede de proteção à criança e ao adolescente, fazendo com que se multiplique. “Essa é a visão do Instituto das Artes e Movimento, favorecer o ingresso, regresso e permanência dos jovens na escola por meio de assistências psicológica e social, envolvendo toda a equipe multidisciplinar para acolher o aluno”, afirma. Ela acrescenta ainda a importância da ampliação dos espaços de reflexão e circulação cultural, não somente na cena artística mas num amplo contexto que abranja outras disciplinas e áreas de conhecimento. “Assim traçando linhas de envolvimento com assuntos atuais, levando informativo, palestras e campanhas nos espaços e bairros adjacentes de acordo com a necessidade local”, destaca. Ela acrescenta que os interessados podem realizar a aula experimental e fazer diretamente a sua inscrição nos seguintes espaços: Instituto Movart (agregando os assistidos da Fada que irão à sede de produção), Cras Abolição e Francisco Duarte, núcleos de Convivência Bom Jesus, Boa Vista, Leblon, Santo Antônio, Pão de Açúcar 1 e 4. Mais informações e contato no Instituto Movart telefones (34) 3661 5053 e WhatsApp 9 8832-1813, rua Cônego Cassiano, 155, Centro.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia