Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Hemominas avalia instalação de posto de coleta em Araxá
10/10/2019, às 10:39:22

O vereador Fabiano Santos Cunha (Republicanos) informa que o Hemominas deve realizar a avaliação de um local para a instalação do Posto Avançado de Coleta Externa (Pace) de sangue em Araxá ainda este mês. Ele explica que o Pace é um braço dos hemocentros para que sejam facilitadas as doações de sangue pela população.

Segundo ele, está sempre atento a essa demanda e tem procurado informações com os órgãos competentes sobre os trâmites que seguem no intuito de que a cidade receba o Pace. Ele acrescenta que em breve acontece a visita técnica para analisar o processo de instalação do posto avançado na cidade. Fabiano informa que essa ação conta com a parceria da Santa Casa de Misericórdia que entra com a estrutura do Centro de Quimioterapia, oferecendo o espaço necessário para o funcionamento do Pace. Ele ainda explica que a Secretaria Municipal de Saúde é responsável pela contratação do médico hematologista, de enfermeiros e pela limpeza. “O Hemominas de Uberaba oferece o material e treinamentos, o Uniaraxá (Centro Universitário do Planalto de Araxá) que é parceiro na cessão de estagiários para auxiliar os atendimentos e coletas e a Associação Sangue Bom que já presta um grande trabalho na busca dos doadores de sangue na cidade”, completa o vereador.

Segundo ele, o Pace conta com uma estrutura semelhante à de uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos. “Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a prefeitura e Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes. Hoje, apenas as cidades de Araguari, Bom Despacho, Lavras, Leopoldina e Muriaé têm um posto de coleta nesses moldes em todo o Estado”, acrescenta.

De acordo com Fabiano, visitou o Hemocentro em Uberaba que é o responsável por abastecer Araxá, onde foi muito bem recebido. “Esse posto de coleta seria de grande auxílio, já que os doadores de sangue de Araxá precisam ir até Uberaba enfrentando os riscos da BR 262 e muitas pessoas que querem doar se sentem impedidas por conta da necessidade dessa viagem. Então, o Pace em Araxá é de extrema importância para que mais pessoas possam ser doadoras e que o Hemo-centro e os bancos de sangue dos hospitais da cidade estejam sempre abastecidos para salvar as vidas das pessoas que precisam de uma transfusão”, ressalta.

Farmácia Solidária - Fabiano destaca o lançamento do programa Farmácia Solidária em Araxá que visa recolher e destinar medicamentos sem uso que as pessoas têm em casa. Ele explica que serão distribuídos às pessoas carentes e, no caso de estarem inservíveis, terão o correto descarte. “Em caso de estarem inservíveis, seja por data de validade ou por armazenamento inadequado, serão descartados de forma correta sem prejudicar o meio ambiente”, explica.

Segundo ele, apresentou esse projeto em 2016, mas não foi bem recebido pelo Poder Executivo por ter sido ano eleitoral. “Então, ficou o compromisso de que ele seria implantado posteriormente. É um projeto que existe em muitas cidades do Brasil com grande sucesso”, completa. Ele explica que o programa tem como pontos de coleta todas as unidades de saúde e também conta com profissionais capacitados para fazerem a triagem. “Firmamos ainda parceria com a Fundação Maçônica e o Rotary Club Araxá que vão auxiliar nas campanhas de arrecadação para o programa”, informa. Ele ainda agradeceu ao vereador Luiz Carlos Bittencourt que é outro entusiasta dessa proposta.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia