Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Sacramento realiza Seminário sobre Centro de Treinamento de Seleção em parceria com cidades mineiras e paulistas
16/11/2011, às 07:57:36

 

  Entre os dias 08 e 09 de novembro foi realizado no Parque Náutico de Jaguara, em Sacramento, o 1º Seminário sobre a Copa 2014 com o tema “Desafios e Oportunidades Regionais”. O evento contou com a participação da Secopa, Senac, Sebrae, e das prefeituras de Araxá, Sacramento, Franca, Ribeirão Preto, Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas. Entre as autoridades presentes, estiveram o Prefeito Municipal de Araxá Dr. Jeová Moreira da Costa, a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias Alda Sandra Barbosa Marques, o diretor do Parque Náutico de Jaguara Ivan Sebastião Barbosa Afonso, a assessora do Núcleo de Relações com CTS da Secopa Ludmila Midori Kai, o prefeito de Sacramento Wesley de Santi de Mello, o presidente do Circuito dos Lagos Manuel Pedro e o secretário de Turismo de Ribeirão Preto Tanielson Campos.
  O encontro, presidido pelo prefeito Dr. Jeová, teve como objetivo reunir representantes da região para trocar informações e delinear metas e propostas com o intuito de atrair uma ou duas seleções para as cidades candidatas a CTS (Centro de Treinamento de Seleções) da região- Araxá, Uberaba, Uberlândia, Patos de Minas e Sacramento, e, consequentemente, os turistas durante os jogos do mundial.
  Na oportunidade foi feita uma apresentação pelo assessor de Projetos Especiais do Senac Minas, Hegler Machado Guimarães que falou sobre o perfil do turista de Copa, a capacitação profissional exigida e as oportunidades que estão vindo para o Brasil. Segundo ele, esta será a década do esporte no país: “O Brasil precisa estar preparado, pois, as expectativas dos turistas estrangeiros para a Copa no país são muito grandes. Precisamos surpreender e fazer com que a Copa corresponda ao que está sendo esperado por todos”.
  A assessora da Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo, Ludmila Midori Kai, apresentou as responsabilidades do Governo do Estado e dos Municípios para a captação de seleções à CTS. Segundo ela, para receber bem, quatro fatores são essenciais: capacitação, estruturação, entretenimento e informação. Ludmila ressaltou ainda a importância desse trabalho integrado: “A partir do momento em que uma cidade recebe uma seleção internacional, todas as cidades ao redor têm possibilidades de ganhar e essa união é importante para conquistar os objetivos”.
  Para o prefeito Dr. Jeová uma forma de integração entre as cidades: “Em 2014 com certeza a região vai receber diversas seleções e turistas e com isso teremos muitos ganhos”.
  Para o empresário Ivan Barbosa o importante é o trabalho regional que está acontecendo: “Estamos fazendo um trabalho muito grande em conjunto. Precisamos fazer o dever de casa e garantir uma seleção. Desta forma, ganharemos repercussão, teremos aqui jornalistas e turistas e por isso, conseguiremos grandes oportunidades de negócios através da promoção internacional dos nossos destinos”.
   Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias Alda Sandra Barbosa Marques o trabalho já está sendo feito, mas, é preciso mobilizar também os empresários do trade turístico de cada cidade: “Nós vamos buscar o que for preciso para ser um CTS, entretanto, precisamos envolver ainda mais a população e os empresários para que possamos realmente estar preparados para receber tanto os jogadores quanto os turistas que se hospedarão em nossas cidades.”
  O Projeto Regional Integrado Minas e São Paulo- Oportunidades para 2014, contará com a participação de cerca de 30 cidades mineiras e paulistas que trabalharão com um roteiro turístico integrado com plano de criação de infraestrutura e capacitação de mão de obra. Novos seminários serão realizados e a proposta é de que Araxá sedie o 2ª Seminário no início de dezembro deste ano.
  Assessoria de Comunicação Social da PMA

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia