Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Minas Gerais se mobiliza para a Semana Global do Empreendedorismo
18/11/2011, às 07:24:00

  Para celebrar a Semana Global do Empreendedorismo que acontece entre os dias 14 e 20 de novembro, cerca de 400 atividades vão acontecer no Estado. Os trabalhos têm o objetivo de estimular e fortalecer ações empreendedoras nos municípios mineiros, seguindo uma tendência contemporânea mundial.  
  A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), após parceria firmada com o Endeavor, instituto responsável pela coordenação da semana no Brasil, tem trabalhado nos últimos meses para conseguir mobilizar os 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) distribuídos no Estado, um deles, localizado em Araxá. Com participação inédita no evento, essas unidades irão atuar por meio dos seus Núcleos de Apoio ao Empreendedor (NAEs), oferecendo palestras, cursos, competições, gincanas e oficinas de forma a mobilizar a população sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social.

UFMG
  Com o objetivo de reforçar o trabalho dos CVTs, a Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes estabeleceu acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para transmitir por videoconferência as palestras sobre empreendedorismo que a instituição irá promover durante a semana. “A ideia é levar o maior número possível de moradores aos CVTs para assistirem às apresentações de especialistas na área”, informa a superintendente de Inovação Social, Lélia Teixeira.
  A Semana Global do Empreendedorismo na UFMG está sendo organizada pela Incubadora de Empresas Inova, em parceria com a Incubadora de Empresas de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). De 16 ate esta sexta-feira, 18, estudantes, pesquisadores, professores e pessoas que atuam na área de empreendedorismo podem participar de palestras, mesas-redondas e conhecer casos de empreendimentos de sucesso.
  O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, fez a abertura das atividades nesta quarta-feira, 16, às 14h, no auditório principal da Escola de Engenharia da UFMG. Após a cerimônia, o professor da Fundação Dom Cabral e especialista em empreendedorismo, Fernando Dolabella, profere a palestra “O Segredo do Empreendedor”. Em seguida, o ator e empreendedor Wellington Nogueira faz a apresentação dos Doutores da Alegria, com o objetivo de mostrar que é possível desenvolver empreendedorismo social de sucesso.

Semana Global do Empreendedorismo
  Criada no ano de 2008, a Semana Global do Empreendedorismo representa um movimento internacional de organizações e parceiros espalhados em 104 países. Essas pessoas acreditam na possibilidade de transformar o mundo por meio do empreendedorismo. As atividades da semana acontecem todos os anos, em novembro. O Brasil aderiu ao movimento em 2008 e, desde então, realiza a maior Semana Global entre os países participantes. No ano passado, 594 parceiros realizaram 3.243 atividades em todo o país, impactando 2,6 milhões de participantes. Para mais informações sobre a Semana em Minas, acesse www.semanaglobal.org.br/lista-atividades

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia