Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Concerto Contra as Drogas com a Orquestra Filarmônica Nipo-Brasileira acontece em Araxá durante encontro
13/05/2011, às 08:46:11

   Araxá (Alto Paranaiba/Triângulo), Januária (Norte de Minas), Juiz de Fora (Mata), Varginha(Sul) e Contagem (Região metropolitana) sediarão os cinco encontros regionais do fórum sobre segurança nas escolas de Minas Gerais, proposto pelas comissões de Educação e Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, presididas pelos deputados Bosco e João Leite, respectivamente. Durante o encontro regional de Araxá, a Orquestra Filarmônica Nipo-Brasileira apresentará o “Concerto Contra as Drogas, no primeiro dia no hall do Tauá Grande Hotel e, no seguinte, na Praça João Amâncio, no bairro Urciano Lemos.
   Os temas a serem debatidos nos encontros regionais continuam em discussão até a próxima reunião preparatória para o fórum que acontece na próxima segunda-feira, 16, às 10h, na Alemg. Na segunda reunião preparatória para a organização do grande evento, a proposta de realização de um ciclo de debates foi substituída pelo fórum diante da complexidade do assunto, dos problemas e das sugestões levantados na primeira reunião. A decisão foi pela ampliação do debate com realização de um grande fórum técnico, cuja plenária final acontecerá em Belo Horizonte, em outubro próximo.
   O último encontro foi conduzido pelo presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deputado Bosco, e pelo presidente da Comissão de Segurança Pública, deputado João Leite. Dezenas de representantes de órgãos públicos e de entidades da sociedade civil que lidam com o tema participaram da reunião e festejaram quando o deputado João Leite anunciou a ampliação do debate.
   A principal mudança é que o fórum leva a discussão para o interior do Estado, com a realização dos encontros regionais, além de comportar a criação de grupos de trabalho para debater os temas mais específicos e criar propostas que depois serão votadas na plenária final. O resultado de um fórum técnico é um documento que consolida tudo o que foi discutido, formulado e votado durante o processo.

Temas
   Os representantes das entidades sugeriram municípios para sediar os encontros regionais e já iniciaram a discussão de alguns dos assuntos que deverão estar em pauta no fórum: programas e políticas públicas que tratam do assunto; valorização dos profissionais de educação; educação inclusiva; espaço físico das escolas; importância da cultura e dos esportes no combate à violência; o chamado bullying.
   O deputado Bosco que estará presente no fórum regional de Araxá previsto para acontecer nos dias 25 e 26 de junho próximo recebeu o coordenador da Associação Educacional de Araxá e vice-presidente do Lar Bethesda, mantido pela entidade, Fabiano Batista Leite. O objetivo da reunião foi buscar alternativas de financiamento para a manutenção desse trabalho assistencial.  Declarada de utilidade pública municipal e estadual e, em vias de obter este reconhecimento pelo Poder Público Federal, a associação foi recentemente homenageada pelo governo finlandês como entidade que trabalha pela erradicação da pobreza na América Latina. Após a reunião, Bosco iniciou ações para buscar atendimento aos pleitos apresentados por Batista Leite em prol da associação que funciona há de duas décadas.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia