Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Previsão do tempo para quinta-feira, 13 de fevereiro
13/02/2020, às 10:21:40

O avanço do cavado, que dava suporte a permanência da Frente Estacionária que atuou sobre o sul de MG nos últimos dias, aliado com a disponibilidade de água precipitável e intenso cisalhamento vertical deverá provocar tempo severo em grande parte do estado mineiro, com destaque para porção centro/sudeste. Entre as mesorregiões Metropolitana, Zona da Mata, Campo das Vertentes e parte do Vale do Rio Doce há chances para ocorrência de granizo grande. Tempo instável com tempestades provocando vendaval e granizo pequeno no restante do estado também deverão ocorrer. Entretanto, o padrão é para que estas tempestades ocorram de forma isolada e esparsas. Tempo estável, com Sol entre nuvens, apenas no extremo nordeste do Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Jequitinhonha. Belo Horizonte e RMBH terão tempo instável, com chuva e tempestades localmente severas. Máxima em torno dos 28°C. 
 
Previsão de Tempo Severo - válida até às 10hs de 14/02
Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.
 


Foi identificada possibilidade de Tempo Severo para o período de vigência desse boletim de previsão, incluindo a possibilidade para granizo grande (4cm) e nível 1 para a supercélulas tornádicas ocorrerem nas regiões limítrofes do Vale do Rio Doce, Metropolitana, Campo das Vertentes e Zona da Mata. As microrregiões que poderão ser atingidas, são: Frutal, Ituiutaba, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Paracatu, Bom Despacho, Patos de Minas, Araxá, Piumhi, Formiga, Campo Belo, Varginha, Lavras, Oliveira, São João Del Rei, Divinópolis, Januária, Unaí, Pirapora, Montes Claros, Bocaiúva, Peçanha, Aimorés, Governador Valadares, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, São Lourenço, Itajubá, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Andrelândia, Barbacena, Juiz de Fora, Ubá, Cataguases, Muriaé, Viçosa, Ponte Nova, Sete Lagoas, Belo Horizonte e RMBH, Curvelo, Três Marias, Ouro Preto, Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga, Guanhães, Conceição do Mato Dentro, Diamantina e Poços de Caldas.
 
OBS: Definição de Tempo severo: Tempestades que produzem granizo, vendaval, tornado em solo.
OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma. É a probabilidade, que uma pessoa em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela. 



Previsão de Chuva - válida até às 10h de 14/02
 

O avanço de cavados para leste/nordeste, intensificam a instabilidade em MG, decorrendo em tempestades severas de rápido deslocamento, com isso os acumulados de chuva caem nas próximas 24 horas, porém, a intensidade das células de tempestade será maior.  Os acumulados mais significativos ocorrerão na faixa que vai desde o centro/noroeste ao centro sudeste do estado, com valores entre 50 e 70mm, e deverão abranger as microrregiões de: Unaí, Pirapora, Paracatu, Patos de Minas, Três Marias, Bom Despacho, Divinópolis, Curvelo, Bocaiúva, Diamantina, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Guanhães, Ipatinga, Itabira, Belo Horizonte e RMBH, Itaguara, Pará de Minas, Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei, Oliveira, Barbacena, Juiz de Fora, Ubá, Cataguases, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova, Manhuaçu e Pará de Minas. Entre as microrregiões de Januária, Montes Claros, Grão Mogol, Capelinha, Peçanha, Governador Valadares, Caratinga, Aimorés, Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Araxá, Passos, Piumhi, Formiga, São Sebastião, Alfenas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, São Lourenço, Varginha, Lavras, Campo Belo, Formiga e Andrelândia , os acumulados previstos são entre 20 e 50mm.
Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia