Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Araxá sedia reunião que visa aproveitar as oportunidades da Copa do Mundo
09/12/2011, às 08:12:45

 

  A segunda reunião do projeto integrado “Minas e São Paulo - Oportunidade para a Copa de 2014” aconteceu em Araxá nesta terça-feira, 6, com cerca de 40 convidados. Eles buscam a melhor forma de aproveitar, juntos, as oportunidades que virão com a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.  
  Dentre os presentes, estavam o prefeito Jeová Moreira da Costa, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, o diretor do Parque Náutico de Jaguara, Ivan Barbosa, o gerente Regional do Senac, Paulo Barata, as gestoras do Circuito da Canastra, Sâmia Borges dos Santos, do Circuito do Triângulo, Raquel Mohn Santos, o secretário de Cultura e Turismo de Sacramento, Amir Salomão, o assessor de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Frederico Prudente de Queiroz, o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Araxá (Comtur), Eduardo Tannús, o presidente da CDL Araxá, Pedrinho da Mata, a presidente do Araxá Convention & Visitors Bureau, Júnia Dettoni.
  Durante a reunião, foram realizadas apresentações dos preparativos para que Araxá e Sacramento possam ser cidades subssedes do evento. As ações do Circuito da Canastra e a apresentação de cursos que poderão ser oferecidos através de iniciativas público-privadas, em parceria com o Senac, também entraram na pauta do encontro.
  Jeová parabenizou a iniciativa e disse que está disposto a contribuir com o crescimento turístico da região. “Essa será uma grande oportunidade para reiniciarmos um projeto turístico para Araxá e região. É certo que temos vocação para o turismo e, se aproveitarmos essa oportunidade que trará inúmeros turistas nacionais e internacionais para as nossas cidades, o turismo terá um expressivo crescimento, podendo se consolidar com este grande evento que é a Copa de 2014.”
  Alda Sandra agradeceu a presença de outras cidades e disse que o desafio agora é colocar em prática as discussões que vêm sendo abordadas. “Precisamos agora iniciar um trabalho de implementação do que está sendo proposto, já conversamos com o Senac e a nossa ideia é começar pela capacitação. Aos poucos, com o apoio dos governos estadual e federal, vamos investindo em infraestrutura e nos outros itens que precisam ser melhorados para que a nossa região se torne realmente atrativa.”
  O idealizador do projeto, Ivan Barbosa, propôs a criação de uma academia de turismo regional em Araxá através de uma parceria com o Senac. Segundo ele, o objetivo é profissionalizar a atividade econômica na região, com a oferta de cursos superiores para todos os municípios do entorno, tornando Araxá uma cidade pólo em capacitação e profissionalização no setor. “Só assim, faremos de nossa região um importante destino turístico, atraindo estudiosos no assunto e, consequentemente, melhorando a recepção ao turista que nos visita.”
  Durante a reunião, ficou definido que a equipe integrada Minas - São Paulo agendará uma visita ao secretário Extraordinário da Copa em Minas, Sérgio Barroso, para levar reivindicações de melhorias na roteirização, sinalização, capacitação e infraestrutura.

 

 



Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia