Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Sanitaristas juvenis aprendem a fazer bolos e tortas
20/05/2011, às 14:21:00

   A arte de se fazer bolos macios e tortas suculentas é o que ensina o I Curso Básico de Bolos e Tortas do Projeto Sanitarista Juvenil. O curso integra o quarto módulo do projeto piloto lançado em Araxá e acontece hoje e amanhã, 20 e 21, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Araxá.
   De acordo com a pedagoga Josenice Borges de Resende, coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, o Sanitarista Juvenil trabalha com jovens na faixa etária de 10 e 14 anos (alunos do 6º ao 9º ano) que vivenciam mais na prática o que aprendem na teoria. E, de forma inédita, o curso também abriu as portas para cantineiras e merendeiras. “Depois eles são os multiplicadores do aprendizado nas suas respectivas escolas”, diz.
   Segundo a pedagoga o projeto é uma extensão do Sanitarista Mirim que trabalha com alunos do 5º ano das escolas municipais da zona rural.
   O projeto é desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) através da Coordenadoria de Educação Sanitária (CES) em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), Secretaria Municipal de Educação (SME), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) e Casa do Pequeno Jardineiro.
   De acordo com a representante regional de Educação Sanitária do Ima, Roseli Maria Bárbara de Magalhães, o principal objetivo é mostrar aos alunos, professores, pais e comunidade rural, a importância da agropecuária, disponibilizando conhecimentos e práticas sobre produção animal e agrícola sustentável, preservação ambiental e segurança alimentar.
   O projeto atua em cinco escolas municipais da zona rural, abrangendo 330 alunos do 6º ao 9º ano. São capacitados 20 jovens do 8º e 9º ano (sendo 4 alunos de cada escola),  através de cursos com aulas teóricas e práticas abordando os temas. Os jovens transmitem os conhecimentos adquiridos por meio de palestras, vídeos informativos entre outras atividades.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia