Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Semana do Meio Ambiente acontece em Araxá com várias atividades
06/06/2011, às 09:13:08

 

   A Semana Municipal do Meio Ambiente acontece a partir desta segunda-feira, 6, em Araxá, com intensa programação realizada pela Prefeitura de Araxá, órgãos e empresas parceiros. No decorrer da semana, acontecem palestras com especialistas da área, além de diversas oficinas. A Vale Fertilizantes também convida a comunidade para a programação especial da Semana do Meio Ambiente no Complexo Mineroquímico de Araxá. Este ano, a empresa realiza diversas ações que visam à conservação de áreas verdes em todo o Brasil.
   A Semana Municipal de Meio Ambiente estende-se até esta sexta-feira, 10, com uma diversificada programação. O chefe do Departamento de Gestão Ambiental do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Social de Araxá (IPDSA), Alexsander Ribeiro, explica que neste ano não será focado apenas um tema, pois vários assuntos relacionados ao meio ambiente serão abordados nas atividades e oficinas.
   A abertura da semana acontece hoje, 6, às 13h30, no Colégio São Domingos, com oficina de Teatro de Sombras. Já a oficina de Arte em Vidros acontece às 14h30, na Sala Verde do IPDSA. A programação de abertura segue à noite no Clube Araxá, com palestra às 19h proferida pelo representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Giovani Marcos Leonel, sobre produção de peixes como renda alternativa. Em seguida, às 20h, acontece a apresentação da peça “O Casamento da Ararinha Canindé”, pelos alunos do Colégio Dom Bosco.  
   Alex destaca que a programação é intensa e ampla durante todos os dias da Semana Municipal do Meio Ambiente, com palestras proferidas pela diretora Geral do Instituto de Gestão Mineiro de Águas (Igam), Cleide Izabel P. de Melo, sobre política nacional e estadual de recursos hídricos; pelo presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro, que abordará a política nacional e estadual de resíduos sólidos; o coordenador do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, José Aparecido Gonçalves, sobre consumo consciente e coleta seletiva.
   “A coleta seletiva é um dos nossos trabalhos hoje bem feitos no município, com vários prêmios recebidos, inclusive nacionalmente”, afirma Alex. Ele acrescenta que as oficinas também estão voltadas para o reaproveitamento de material reciclável, como a de Customização e Reaproveitamento. Alex destaca a realização de uma blitz ambiental educativa durante a semana. Segundo ele, um dos pontos a ser trabalhados mais fortemente é a conscientização da população.
   Alex informa que também haverá uma atividade de recuperação de área verde existente no bairro Pão de Açúcar, com participação do Espaço Multiuso da região e da Casa do Pequeno Jardineiro. “Faremos um plantio de árvores no entorno da Escola Estadual Luiza de Oliveira Faria, na região Norte. Nós procuramos abraçar a semana o máximo possível, com várias atividades. Eu acho que a gente está bem ambientalmente, nós tivemos alguns avanços e conseguimos mudar alguns pontos de vistas. É um trabalho de equipe, coesa, que gosta do que faz e, por isto, temos conseguido êxito”, afirma.

Vale
   A conservação de áreas verdes é o tema trabalhado pela Vale este ano e faz referência à decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) que declarou 2011 como o Ano Internacional das Florestas.
   Nesta quarta-feira, 8, a partir das 8h30, a empresa realiza uma visita orientada ao Centro de Educação Ambiental localizado em Araxá. O CEA em 21 anos recebeu mais de 100 mil pessoas para visitas monitoradas, palestras e oficinas.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia