Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
“O Rei do Mundo” no Triciclo
15/11/2012, às 07:18:46

 

O projeto Tri Ciclo apresenta a peça “Rei do Mundo”, com o grupo Fora de Série, nesta sexta-feira, 16, às 18h30 na área externa do teatro municipal e, no sábado, 17, às 21h, na área interna, com entrada gratuita. O grupo de Ribeirão Preto foi contemplado com o Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte.

A peça teatral conta a estória do pequeno Raimundo. Filho de colono de fazenda apaixonado por animais que quer se tornar um “médico de bicho”. E num belo dia, pensando no seu sonho enquanto volta da escola, ele ganha um presente que muda a vida dele, um cavalo, o trapézio. Na equipe, quinze pessoas dentre técnicos e atores realizam duas apresentações em cada cidade, uma em espaço convencional, como teatro, e outra em local alternativo.

“Rei do Mundo” é uma adaptação do primeiro livro da escritora ribeirão-pretana Lucília Junqueira. O texto foi adaptado com circo e música por Miriam Fontana, atriz e diretora do espetáculo e pela também atriz do grupo, Iana Montanha.

Triciclo Espetáculos
Nessa segunda edição, o projeto Triciclo Espetáculos já atendeu cerca de três mil pessoas com apresentações de dança, teatro, música instrumental e circo em Araxá. Realizado pela artista plástica Cynthia Verçosa, o projeto tem aprovação do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e é patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e Fundação Rio Branco. Ela explica que para ter esse apoio vários critérios são observados para a realização do projeto. “Primeiro, com uma pesquisa do que precisamos na cidade e região, se precisamos formar público para eventos, se precisamos formar profissionais na área (no caso das oficinas de formação) e, principalmente, fomentar a cultura”, explica.

Segundo ela, também é importante pensar em colocar apresentações de várias regiões do país, como Rio de Janeiro, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Ribeirão Preto, o que enriquece a produção local. Ela acrescenta que a programação é montada por uma equipe de profissionais da área cultural e o curador do Tri Ciclo Espetáculos é o artista circense Rodrigo Robleño. “Ao mesmo tempo que possibilitou novos e grandes eventos que gerou uma efervescência cultural, como em Araxá, por exemplo, com apoio das empresas que se relacionam institucional e culturalmente com a cidade através de projetos como o Tri Ciclo Espetáculos, é dinheiro público sendo utilizado para o bem do público. E quanto mais e melhor esse dinheiro for aplicado, melhor será, tanto para os artistas, que são profissionais da arte e do entretenimento, quanto para o público que são os consumidores e apreciadores dessas artes”, afirma Robleño.

Um dos resultados já apresentados pelo projeto é o número de acessos no site www.tricicloespetaculos.com.br Até o começo desta semana, o site teve 60.779 acessos, sendo 4.580 somente em novembro.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia