Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Mais de 16 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Araxá
29/04/2011, às 09:56:24

    A Campanha Nacional de Vacinação contra a contra a Influenza começou nesta segunda-feira, 25, em todo o país. Trata-se de uma vacina trivalente, que protege contra três vírus diferentes, incluindo a gripe sazonal e a H1N1, popularmente conhecida como gripe suína.
    Em Minas Gerais, até o dia 13 de maio, data prevista para o encerramento da campanha, devem ser vacinadas mais de três milhões de pessoas. Além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, também devem receber a dose gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde. Este é o 12º ano em que a dose é oferecida gratuitamente para a população.
    Em Araxá, muitas pessoas já procuram os postos de vacinação interessadas em espantar o vírus da gripe. Aos 67 anos, o aposentado Milton Silva não quis deixar para a última hora. “É bom para minha saúde, desde que tomo a vacina nunca mais fiquei gripado”, afirma.
    De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, no ano passado a cidade cumpriu a meta de vacinar 90% das pessoas que deveriam ser imunizadas. Ele acrescenta que a previsão para este ano é atender 16 mil pessoas e, para isto, 150 profissionais da área da saúde foram treinados visando o atendimento. A vacina está disponível em 16 unidades de saúde da cidade, das 8h às 17h.
    Com o slogan “Aprenda com os mais velhos. Vacine-se contra a influenza”, a campanha será feita em uma única dose para todos os grupos, com exceção das crianças. Menores de 2 anos receberão duas doses, aplicadas em um intervalo de 30 dias.
    A orientação é que quem tem alergia a ovo não receba a vacina. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora também devem consultar um médico antes de tomar a dose.
    Os agentes de saúde começaram a vacinar as pessoas que estão acamadas nesta quinta-feira, 28. O atendimento aos acamados deve ser agendado nos Postos de Saúde da Família (PSFs) de cada região da cidade.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia