Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu
Acia, Capal e Produtores Rurais se mobilizam para trazer gasoduto para Araxá
22/07/2011, às 09:39:20

 

   A Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Araxá iniciaram uma mobilização para trazer o projeto Rotas do Futuro para o município. O objetivo é criar esforços para que o gasoduto que ligará São Carlos (SP) a Uberaba até 2014 atenda também as empresas e a população da microrregião de Araxá.
   O projeto Rotas do Futuro foi lançado na última semana pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Uberaba, e percorrerá as demais regionais da instituição com a apresentação de temas importantes para o desenvolvimento do Estado e, principalmente, da região. Na reunião mensal das entidades realizada no último dia 18, definiu-se pelo encaminhamento de ofício ao vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira, para que solicite uma palestra com o presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), Fuad Noman, em Araxá.
   A disponibilização do gás natural deve provocar um salto de desenvolvimento econômico e social para a região. O baixo custo do combustível que chega a ser 30% mais barato que o óleo é uma das inúmeras vantagens do projeto. A princípio, o gás servirá para atrair indústrias, mas a intenção é que aos poucos o comércio e até mesmo residências possam fazer uso da energia.
   O presidente da Acia, Marcio Farid, diz que as empresas araxaenses e da microrregião devem aproveitar a oportunidade e se mobilizarem para dar um grande salto no desenvolvimento econômico da região. “O projeto do gasoduto que ligará São Carlos a Uberaba e, se estenderá até Uberlândia, já possui um traçado que leva a energia limpa também a Araxá. Hoje, o gás é um combustível incomparável para o segmento industrial. Por isso, queremos trazer o presidente da Gasmig para uma palestra, onde ele vai esclarecer as dúvidas existentes, as vantagens e as possibilidades do projeto ser implantado imediatamente no município”, explica Farid.

Gasmig
   A Gasmig é a distribuidora exclusiva de gás natural canalizado em todo o território mineiro por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo os segmentos industrial, uso geral, residencial, gás natural comprimido, gás natural liquefeito, automotivo e termelétrico. A companhia é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig (55,2%), a Petrobrás Gás S.A. - Gaspetro (40%), a MGI - Minas Gerais Participações S.A.(4,38%) e o município de Belo Horizonte - PBH (0,43%). A Gasmig possui contratos de suprimento de gás em longo prazo com a Petrobrás, capazes de garantir o abastecimento do mercado atual e de toda a expansão planejada para Minas Gerais até 2030. O objetivo é fornecer soluções a partir do gás natural a todos os segmentos do mercado, contribuindo para o bem estar e desenvolvimento de Minas Gerais de forma eficiente, sustentável e rentável.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Comunicação e Tecnologia