Foram 450 avaliados no processo seletivo realizado nos dias 24, 25 e 26 de junho, no estádio Honorizio Pereira Veloso em Araxá. O processo teve como avaliador o prof. Bebeto. O Santos F.C. solicitou a todos a doação (não obrigatória) de um quilo de alimento não perecível e com isto arrecadaram mais de 120 quilos de alimentos que serão doados a entidades assistenciais da região de Nova Esperança.
E no ultimo dia 3, domingo, o departamento de futebol de base do Santos divulgou a relação de aprovados nesta seletiva. O destaque fica por conta do jovem talento Eré que já tem até empresário Max Newman.
Agora os jovens irão viajar no próximo dia 25 parra Santos onde ficarão de 7 a 10 dias em treinamento intensivo para participarem de novo teste na equipe paulista. Será um outro processo seletivo entre os aprovados da etapa de Araxá.
As despesas desta viagem serão por conta dos familiares de cada aprovado. Mas no caso de Eré quem irá arcar com todas as despesas será Max Neumann (empresário do jovem).
O detalhe em cima de Eré é de que o mesmo já havia sido aprovado este ano na peneirada do Araxá Esporte, mas seu empresário entendeu de que seria melhor ele seguir seus treinamentos na Escolinha do Cruzeiro visando ter uma oportunidade maior no futuro. E esta pode ser a oportunidade esperada.
O pai do jovem, Dênio, entende de que existem vários jogadores de qualidade como seu filho, mas que Eré sai na frente por estar tendo esta grande oportunidade que não pode ser desperdiçada. Mas ele entende também de que outras portas ainda serão abertas para o garoto no futuro.
Curiosamente Eré, que é torcedor do Cruzeiro, sempre teve uma simpatia pelo Santos. E muito disto se deve ao ídolo Neymar, do qual Eré é fã. Mas quando se trata de falar sobre qual jogador Eré se inspira, ele é rápido em afirmar: Ramires, volante da Seleção que já atuou em seu clube de coração, o Cruzeiro.
Confira a relação de aprovados nesta seletiva:
1. Luiz Gustavo Pires Costa (Categoria 2001)
2. Andrés Nefi Esdras Fonseca Saavenna (Categoria 2001)
3. Vitor Fernando Ávila Santos (Categoria 2001)
4. João Pedro Alves (Categoria 2000)
5. Renilton Cardoso Ilídio (Categoria 1999)
6. Breno Ferreira Rodrigues (Categoria 1999)
7. Pedro Antônio Pereira (Categoria 1998)
8. Gilson Junio Alves (Categoria 1998)
9. Lucas Prado Braga (Categoria 1997)
10. Luis Carlos Ferreira Neto (Categoria 1997)
11. Sávio Henrique de Jesus Prado (Categoria 1996)
12. Em Sang Chob (Categoria 1996)
13. Igor Ranieri dos Reis Paiva (Categoria 1994)
14. Luiz Felipe Margarid (Categoria 2000) – O Eré.