Araxá

Araxá é a cidade mais segura de Minas e a 9ª do Brasil, revela Atlas da Violência

publicidade

Dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) solidificam a posição de Araxá como referência em segurança no país. O município foi confirmado como a cidade mais segura de Minas Gerais e a 9ª mais segura do Brasil entre aqueles com mais de 100 mil habitantes, conforme o Atlas da Violência 2025.

Detalhes do estudo e destaque da cidade

O estudo, que avaliou as taxas de homicídios estimadas por município, utilizou dados rigorosos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Foram considerados registros de agressão, intervenções legais e mortes violentas intencionais.

De acordo com o levantamento, Araxá registra uma das menores taxas de homicídio do país. Este resultado é atribuído diretamente às políticas integradas de prevenção e à atuação conjunta das forças de segurança locais.

Investimentos e políticas de segurança

A posição de destaque de Araxá é um reflexo dos investimentos contínuos feitos pela Administração Municipal. As áreas contempladas incluem:

  • Iluminação pública
  • Videomonitoramento
  • Urbanismo social
  • Valorização das forças de segurança locais

Adicionalmente, programas focados em prevenção, convivência comunitária e requalificação urbana têm sido cruciais para a redução dos índices de criminalidade e o fortalecimento do sentimento de segurança entre os cidadãos.

Palavra do prefeito

O prefeito Robson Magela ressaltou a importância do trabalho coletivo para essa conquista:

Segurança é reflexo do cuidado com as pessoas. E essa conquista é fruto de um trabalho coletivo entre a Prefeitura, as forças policiais e a sociedade civil no cuidado com o próximo. Hoje, a Prefeitura de Araxá realiza investimentos que seriam obrigação do Estado e fazemos isso com orgulho, porque cada vida preservada, cada crime evitado… representam o verdadeiro sentido do nosso trabalho”, destaca.

 

CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade