Araxá (MG) – A cidade mineira de Araxá ganha projeção internacional ao ser citada pela renomada escritora ruandesa Scholastique Mukasonga em uma publicação no Instagram, colocando-a ao lado de metrópoles como Nova York e Parma. Mukasonga destacou o “The Araxá Library Book Club” como um dos pontos de luz sobre sua obra neste mês de junho, em um prelúdio à sua participação como convidada de honra na 13ª edição do Fliaraxá, em outubro.
O clube do livro em Araxá, que teve seu primeiro encontro em 6 de junho na Biblioteca Pública Municipal Viriato Corrêa, visa aprofundar o debate sobre memória, história e literatura africana, além de aproximar a comunidade da obra da autora. Scholastique Mukasonga, autora homenageada do Fliaraxá 2025, estará na cidade entre 1 e 5 de outubro para participar da programação do festival.
Outros eventos mencionados pela autora em sua postagem incluem o Clube de Leitura da Biblioteca Pública de Brooklyn, em Nova York, e o Grupo de Leitura Stendhal, em Parma, Itália, que discutirão a obra “Sister Deborah”. O romance “Baratas” também representará a França na Noite da Literatura Europeia, em Lisboa, Portugal.
Sobre o Clube do Livro Scholastique Mukasonga em Araxá
Conduzido pelo professor e escritor araxaense Rafael Nolli, o clube teve seu pontapé inicial com uma apresentação sobre o contexto histórico, político e cultural de Ruanda, base para os romances de Mukasonga. Para enriquecer os encontros, abertos ao público, o Fliaraxá distribuiu kits com livros da autora. O próximo encontro, em julho, debaterá a obra “A mulher dos pés descalços”.
Sobre o 13º Fliaraxá
Com o tema “Literatura, Encruzilhada e Memória”, o 13º Fliaraxá acontece de 1 a 5 de outubro no Teatro CBMM do Centro Cultural Uniaraxá. O evento, com entrada gratuita, oferece mesas de conversa com escritores, lançamentos de livros, prêmio de redação, atividades infantis e apresentações musicais.
O Fliaraxá é apresentado há 13 anos pela CBMM, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com a parceria da Bem Brasil e apoio cultural do Centro Cultural Uniaraxá, TV Integração e Academia Araxaense de Letras.