Em Araxá uma blitz educativa em um semáforo fez parte das ações no Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta terça-feira, 31. Servidores públicos municipais distribuíram panfletos alertando quanto aos riscos do uso do cigarro. Duas faixas de alerta também foram abertas no cruzamento.
A ação que teve como tema “Todos contra o Tabagismo” ocorreu na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Almeida Campos e foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), através do Departamento Antidrogas, com apoio da Polícia Militar (PM).
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o tabaco é a maior causa de morte evitável do mundo. Estimativa da OMS aponta que o cigarro deve matar em 2011 quase seis milhões de pessoas em todo o mundo. Dessas, 600 mil são fumantes passivos. O número representa uma morte a cada seis segundos.
Até 2030, a estimativa da OMS é que oito milhões de pessoas podem morrer em consequência do fumo. A OMS classificou o tabaco como um dos fatores que mais contribuem para a epidemia de doenças não contagiosas como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema. O grupo é responsável por 63% de todas as mortes no mundo. Dados indicam que metade dos fumantes deve morrer em razão de uma doença relacionada a esse hábito.