Já que começamos a coluna no CLARIM NET com o casamento do Duque e Duquesa de Cambridge, já que estamos no mês de maio – mês das noivas, já que tenho muito assunto (e experiência) sobre o tema vamos continuar falando de … casamentos.
Para começar não podemos dizer de forma alguma que todas as noivas são iguais, só mudam o endereço. Não são mesmo. Cada uma tem seu sonho, suas expectativas, sua personalidade. Descobrir o estilo da noiva é o grande segredo para quem labuta nesta área. Basicamente temos a noiva moderna, a noiva tradicional e a noiva romântica. Às vezes uma mistura de todas. Muito raramente aparece a noiva exótica. Todas elas querem que seu dia seja maravilhoso e que seu casamento seja perfeito. Bacana quando todos os profissionais sonham com elas.
Acontece também de ter o noivo presente ou ausente, a mãe que ajuda ou atrapalha e a sogra que palpita. O pai da noiva raramente aparece. Ele é muito bem retratado no divertido filme “Pai da Noiva” (se ainda não assistiu, veja).
Convite. Implicado um pouco com noivos de vinte e tanto, trinta anos colocar os pais convidando, Já que estamos no século 21 prefiro que os noivos “filhos de …” façam o convite. Mas nada impede a forma clássica. Hoje existem modelos maravilhosos. É bom lembrar que o convite mostrará como será o casamento e o perfil dos noivos.
Casamento (como qualquer outro evento) é um conjunto de detalhes. Algo como “se você pode complicar, porque simplificar?”. Se você pensa em fazer um casamento em uma chácara (acho superlegal), por exemplo, para simplificar, isso não irá acontecer. Provavelmente será bem mais difícil, até para a escolha das roupas dos noivos, padrinhos e convidados. Poucas chácaras têm um espaço apropriado, com mesas, cadeiras, cozinha adequada e prepare um plano B em caso de chuva. Mas se for seu sonho lute por ele e dará tudo certo. Se for em uma igreja, antes de tudo conheça e aceite as regras apresentadas. Dê preferência a um padre, ministro ou pastor que já conheça os noivos e a família. Não pense na cerimônia como um ato social (só um pouquinho). Músicas maravilhosas. Nada mais bonito e emocionante do que uma Ave Maria bem cantada. Entrem, noivos, pais e padrinhos com o pé direito para dar sorte. Noiva não atrase por que é falta de educação. Se algum padrinho atrasar comece a cerimônia sem ele. Numa boa! No cortejo olhem pra frente, para as fotos ficarem boas (foto com cada um olhando para os lados não emplaca). Digam o sim com convicção. Façam as fotos com bons profissionais. Não deixem que a titia, a priminha, o padrinho deem uma de paparazzo atrapalhando os fotógrafos. Saiam felizes e vão curtir a festa.
Festa de casamento precisa agradar a todos. Dos 8 aos 80 anos, mas principalmente aos noivos. Festa boa começa com clássicos de Frank Sinatra e termina com um carnaval lascado. Cardápio bem escolhido de acordo com os convidados. Acerta escolher receitas clássicas e somente uma mais sofisticada ou exótica. Um toque diferente para dar assunto. Comida quente e bebida farta e gelada. Decoração bacana. De preferência com cores que joguem o astral pra cima. Cerimonial tanto da igreja como da recepção perfeitos. Beber MENOS que a medida exata. Bebedeiras em casamentos são vexames que ficam na história. É possível até esquecer o nome do noivo mas vexames ninguém esquece.
Brincadeira de jogar o buquê é legal. Jogue o da noiva mesmo para ficar na lembrança um buquê sensacional e não aquele que ficou murchando e apodrecendo dentro de uma jarrinha qualquer. Brincadeira de cortar gravata só se for em festa de amigos do peito. Essa brincadeira sempre causa constrangimentos. Separando os tópicos vejam fotos de noivos pinçados no meu arquivo.