Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Letras com Direito - Lucilia Candini
Letras com Direito - Lucilia Candini
“Doe vida em vida"
06/08/2014, às 08:27:44

No último final de semana recebi a notícia de que uma amiga minha está internada em Uberaba com leucemia.


Fiquei consternada, porque temos laços de amizade que remontam à nossa adolescência.


Fui visitá-la e fiquei surpresa com várias coisas: primeiro, com seu jeito corajoso e sereno de encarar a adversidade, coisa que, aliás, não deveria ter me causado espanto, porque foi sempre assim que ela lidou com todos os problemas (e não foram poucos) que bateram à porta de sua querida família; segundo, com as excelentes instalações e atendimento do setor em que está internada no Hospital Escola de Uberaba. Quiséramos nós, araxaenses, um atendimento no PAM de Araxá daquele nível, lembrando que lá o Hospital é mantido pelo SUS.


Enfim, além de boas vibrações e orações, que mais podemos fazer por pessoas que padecem desse mal? Doar sangue, Leitor amigo.


Em Uberaba há um Hemocentro que atende a inúmeras cidades da nossa região, inclusive Araxá.


Para ser um doador é necessário que a pessoa preencha alguns requisitos. Infelizmente eu não pude doar, mas a Mariana doou com a maior tranquilidade. Aliás, ela já era doadora cadastrada, portanto, não foi a primeira vez que fez isso.


Enquanto eu a esperava na recepção, vi um cartaz afixado na parede com os dizeres que dão título a essa crônica: “Doe vida em vida”.


Uma das atendentes, de nome Morgana, simpaticíssima, me informou que normalmente há um pequeno déficit nos estoques e que, quando estes descem além da média, são feitas campanhas pela televisão e pelo rádio.


Todos nós deveríamos nos preocupar com esta situação, se não por uma questão de humanidade e solidariedade, pelo simples fato de que não sabemos o que pode nos acontecer amanhã. E se nós ou alguém de nossas famílias ou de nossas relações precisarmos de sangue de repente?


Para nós que moramos tão perto de Uberaba e sempre vamos lá fica a dica de que é possível doar sangue inclusive aos sábados entre as sete e meia às onze horas da manhã.


Há ainda uma outra vantagem para o doador: seu sangue é testado para saber se a pessoa não é portadora de várias doenças por ele transmissíveis, de modo que se tem um check up grátis. O resultado chega pelo correio cerca de um mês após a doação.

Clarim
Radix Tecnologia