Notícias de Araxá e região!

Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cabmm
banner_pma_araxa
Keyla Machado
Keyla Machado
Cultura e Turismo
16/03/2022, às 07:24:36

Ajule tá on

A Academia Araxaense Juvenil de Letras (Ajule) volta com tudo em 2022. Esse é um dos objetivos da atual gestão da Academia Araxaense de Letras (AAL). Assim, pretende contribuir de forma significativa para a formação de uma nova geração de leitores e escritores da cidade. É uma vontade comum dos membros da AAL de se aproximarem da população na promoção da literatura como um bem comunitário. As oficinas já começaram e contam com a parceria do projeto OAB nas Escolas, com capacitação de jovens sobre direitos e cidadania.

cult_araxa (2)
CONCURSO LITERÁRIO. O concurso terá como tema principal a “Metamorfose”. As Escolas terão cinco subtemas a escolher, de acordo com o planejamento para este ano. “A unidade fará uma pré-seleção e finalmente uma comissão julgadora composta por membros da Academia, professores do Uniaraxá e do Cefet escolherá os 40 melhores textos. Os trabalhos farão parte de um livro e os 40 jovens vão compor a nova Academia Juvenil, sendo 30 membros efetivos e 10 suplentes”, anuncia o acadêmico, Bruno Barbosa Borges, membro da comissão interna de reativação. Serão mobilizados quase três mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. No segundo semestre, acontecerá o lançamento do livro e a posse da nova diretoria da Academia Juvenil. O projeto conta ainda com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Colégios Dom Bosco, São Domingos e Atena, Rotary Club Araxá Sul, Uniaraxá, ACIA e CDL.


Arte, Cultura e Educação

A Academia Araxaense de Letras (AAL) está oferecendo desde o dia 3 até 30 de março uma extensa programação cultural, com exposição fotográfica, oficina, dança, teatro e exibição de um documentário. O projeto em formato híbrido (presencial e virtual) conta com recursos da Lei Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/2020), em parceria com Governo de Minas e Governo Federal. Segundo o jornalista e acadêmico Cesar Campos, a proposta da Academia é percorrer Araxá, disseminando as várias manifestações artísticas: “É uma forma de democratizar o acesso à cultura e ao conhecimento. Esse é o movimento que a AAL se propõe com esses eventos, divulgando a literatura e valorizando os artistas da cidade”.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA. Entre os dias 3 e 5 de março, o calçadão da rua Pres. Olegário Maciel recebeu a exposição da fotógrafa Crys Jardim. Painéis com fotos de livros foram dispostos entre os pedestres, propondo uma abordagem mais interativa com frases sobre cultura, educação e arte.

cult_araxa (3)


APRESENTAÇÃO DE DANÇA. No dia 11 de março, aconteceu uma apresentação de dança em cadeira de rodas pelo Instituto de Artes e Movimento - MOVART, na sede da FADA.

OFICINAS DE ARTE. Nos dias 19 e 26 de março, às 11h30, a Praça da Juventude estará recebendo oficinas de arte, idealizadas pelo arte-educador, Ton Lima. O artista irá trabalhar a arte de rua com jovens do bairro Urciano Lemos.








TEATRO. No dia 18 de março, às 15h, a APAE irá receber a peça teatral “Retalhos da Vida”. E no dia 19 de março (sábado), será a vez dos pedestres do Calçadão assistirem a peça, às 10h. No dia 20 de março (domingo), o grupo fará sua última apresentação no Parque do Cristo, às 10h. O Grupo Deu Na Telha Produção (coordenador: Caio Ranieri) vai trabalhar o folclore popular com seus causos e lendas. Com raízes no teatro popular, os atores e atrizes vão atuar no formato de arena com um contato mais próximo com o público.

DOCUMENTÁRIO SOBRE ARAXÁ. A programação totalmente gratuita encerra-se no dia 30 de março, às 20h, com a exibição de um documentário sobre a cultura de Araxá. O repórter cinematográfico Jander Lúcio Bento, da TV Integração, produziu o curta que ressalta o cenário cultural de nossa cidade.  Os eventos presenciais de dança, oficinas e teatro poderão ser substituídos por lives pelo Youtube caso haja risco de contaminação pela Covid 19.


Simpósio Celebra

cult_araxa (1)

A fotógrafa e proponente cultural, Crys Jardim, está presenteando Araxá com uma inédita Exposição Fotográfica. Em abril, não se assuste caso você encontre um box de 3x3 m em algum lugar da cidade. Pelo contrário, entre e surpreenda-se! Crys quer exaltar a diversidade étnica através de diferentes manifestações artísticas como o teatro, a dança, a música, o grafite, o esporte etc. Em tempos de pandemia, a celebração fomenta a inclusão e acontece em forma de “simpósio de imagens”, cada um a seu modo e sem aglomeração. Dentro e fora do box, as imagens irão retratar a riqueza das pessoas através da arte e da cultura. O público poderá observar, entrar e interagir com as caixas acessíveis a cadeirantes para olhar o que tem dentro e, assim, ver fotografias passadas e atuais – ou apalpar em braile. Na parte interna, fotos com monóculos, lupas e chapas de ampliação para visualizar as fotografias – dispositivos que exigem o manuseio e a interação do público. O projeto é uma realização da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB) mediante recursos da Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017/2020).  A exposição poderá ser vista entre os dias 1º e 25 de abril. Não perca!

 


Clarim
Radix Tecnologia