Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Keyla Machado
Keyla Machado
Cristiane Borges 
16/09/2020, às 10:47:58
Cristiane Borges

Vamos conhecer um pouco sobre a atual diretora da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo; bastante atuante na vida cultural araxaense, Cristiane Borges Santos é a homenageada da semana. O seu contato com o mundo musical começou ainda na infância, com seu pai, em reuniões familiares ou festivas. Ele tocava violão, cantava e fazia ‘segunda voz’ em cima das canções das rádios, hábito que ela também adquiriu. Logo depois, começou a cantar no coral da Igreja e, assim, deu-se sua primeira experiência com o público. 

NOVA FASE - Durante algum tempo, parou de cantar e se dedicou à família, casa e filhos. Porém, certo dia, decidiu mudar tudo e investir em si mesma. Em 2010, iniciou-se como aluna na Faculdade de Pedagogia, concomitante com o Curso Técnico de Educação Musical na Escola de Música. Depois de formada, se especializou em Psicopedagogia. Alimenta o sonho de trabalhar com mais afinco a educação para crianças especiais. Durante os quatro anos do Curso Técnico, destacou-se nas aulas devido à sua disciplina e ao bom aproveitamento. Isso a possibilitou receber o convite para integrar o quadro de funcionários da Escola em 2013. De aluna à professora, viveu o sonho de estar inserida no corpo docente, juntamente com seus mestres. De janeiro a março de 2015, assumiu a coordenação pedagógica da Escola por indicação do então diretor interino Paulinho Torres, um grande amigo e incentivador.



DIRETORA DA ESCOLA - Em abril de 2015, Cristiane foi convidada a ser Diretora da Escola de Música. Suas experiências enquanto professora e coordenadora e a boa convivência com todos serviram-lhe de motivos para aceitar o desafio. Educadora musical, artista, cantora, ela tem o dom de se relacionar com as pessoas, sejam crianças, adultos ou idosos. Sua voz suave se adequa a diferentes estilos e ritmos musicais. Sabe escrever, atuar e dirigir peças teatrais e musicais. Cristiane integra os Grupos Musicarte e o Minas em Canto e a Banda A Fórmula. É referência de mulher empreendedora, empoderada e visionária. Assume inúmeras funções no dia-a-dia e ainda consegue manter o equilíbrio emocional em situações adversas. Nesta temporada de pandemia e como diretora da Escola, idealizou o projeto “Ensaio”.

PROJETO “ENSAIO” - Durante este período de isolamento social, Cristiane se reinventou para continuar trabalhando e oferecendo o melhor para a comunidade, agora utilizando as ferramentas tecnológicas. Através do projeto, ela propõe um diálogo estreito com a classe artística da cidade e uma saudável discussão sobre o mercado musical. O objetivo do projeto é dar visibilidade aos artistas, proporcionar um bate-papo enriquecedor e interessante com os alunos da Escola e o segmento cultural local. Os vídeos são disponibilizados no próprio canal da Escola, no Youtube. Cristiane Borges acredita que “expor as dificuldades de aulas à distância, a rotina dos alunos e outros aspectos gerais é de suma importância para a classe nesse momento de pandemia”.

CONVIDADOS - Desde o mês de maio, vários convidados vivenciaram um gostoso bate-papo com a idealizadora do Projeto, Cristiane. O público pode acessar o canal no Youtube “Escola M. de Música Maestro Elias” e assistir as entrevistas. Já têm vídeos com Carol e Vinícius Moura, Vitor e Versol, William Bruno, Claudinho Borges e Luciana de Paula, Alan Tannús, Thiago Martins – Escola Nota Certa, Meire Borges – Escola Vivace, Bruno Campos – Campos Produções, Emílio Borges, Rodrigo Feres – Max Music, Osvaldo Ribeiro – Ronne Musical, Ricardo Amaral, Thaylon e Vinícius Teodoro – Sala 7, Haroldo Júnior, Grupo Samba Quente, Luciano Rios – Bezz Eventos.
Clarim
Radix Tecnologia