Começou nesta quarta-feira, 1º, a terceira edição da Campanha do Agasalho, em Araxá. Serão ao todo 130 postos de arrecadação montados em todas as regiões da cidade, além de mutirões da solidariedade nos bairros. Até o dia 30 de junho, data prevista para o encerramento da campanha, a expectativa é superar as nove toneladas arrecadadas em 2010.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, neste ano a empreitada conta com o apoio de todas as secretarias, assessorias e autarquias públicas municipais. Outro diferencial da campanha que chega ao terceiro ano consecutivo foi a captação de novas empresas parceiras, além do envolvimento já tradicional do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e polícias. “É enfim uma grande oportunidade para o araxaense que é um povo bastante solidário demonstrar essa solidariedade”, diz José Domingos.
Segundo ele, a campanha tem como meta dobrar as nove toneladas arrecadadas no ano passado quando foram atendidas 48 entidades filantrópicas da cidade. Uma programação extensa foi montada para esta edição que já tem 50 entidades inscritas para serem beneficiadas. Os postos de arrecadação estarão espalhados no comércio varejista, nas escolas municipais e estaduais, em unidades de saúde, entre outras entidades e órgãos públicos.
O programa também abrange mutirões da solidariedade em vários bairros. Eles terão início neste sábado, 4, na rua Presidente Olegário Maciel, onde uma equipe de apoio do projeto fará uma movimentação com a população que estiver circulando na via. A ação passará também pelos bairros Santo Antônio e Mangueiras I e II (dia 6), Vila Estância e Padre Alaor (dia 7), Vila Silvéria e Santa Teresinha (dia 8), Santa Luzia e João Ribeiro (dia 9) e Urciano Lemos (dia 10).
De acordo com a coordenadora da campanha, Nilza Contato Brasileiro, além de agasalhos e cobertores, podem ser doados quaisquer objetos e pertences que não tenham mais utilidade aos doadores. “O que é inútil para você pode estar fazendo falta para uma outra pessoa”, diz. Segundo ela, alimentos e até materiais de construção podem ser doados e se o doador não tiver meios de levar a doação até um dos postos de arrecadação os envolvidos na campanha podem buscar. O agendamento pode ser feito pelos telefones (34) 3691-7160 ou (34) 3691-7067.
A campanha do agasalho de Araxá faz a separação de todo o material arrecadado e destina para a entidade filantrópica de acordo com o público alvo atendido. A entrega dos itens às entidades filantrópicas está prevista para o dia do encerramento da campanha no Clube Araxá.