Conjunto da obra
O Centro histórico e comercial da cidade carece mesmo de atenção não só em relação ao calçadão da rua Presidente Olegário Maciel como já reivindicou o vereador Raphael Rios, mas em todo o seu conjunto em termos de infraestrutura e paisagem urbana. A av. Antônio Carlos apresenta um projeto inacabado com significativas intervenções no decorrer dos últimos dez anos descaracterizando-o ainda mais com o plantio de grandes árvores que já cobrem a visão da fonte e do teatro fechado há mais de um ano, um pergolado que destoa de tudo, assim como um banheiro público construído na importante praça Cel. Adolpho, onde ao redor patrimônios históricos se esvaem como a verdadeira casa de Dona Beja (antiga pensão Tormin).
Desafios
O novo secretário de Saúde estará à frente de dois grandes desafios, não só a construção do hospital municipal como também a recente absorção do Hospital Casa do Caminho pela Santa Casa. Existe um processo para que a Santa Casa passe a responder pelos dois hospitais que são os conveniados ao SUS no município que também atendem à microrregião. Mesmo assim, é preciso ampliar a capacidade de atendimentos de média e alta complexidade com a construção do hospital municipal que somará com mais 200 leitos. É inconcebível o número de pessoas que dependem do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) na cidade, ainda mais diante do esgotamento da capacidade de atendimento da regional de Uberaba para onde são referenciadas. Se tudo correr bem e tiver recursos, é provável que o prefeito Robson Magela inaugure o novo hospital dentro da próxima gestão.
Bolas da vez
O turismo, a cultura e o esporte se entrelaçam fortemente na história de Araxá, porém têm sido conduzidos de forma individualizada pelas gestões municipais nas últimas décadas. Não só o turismo que carece de infraestrutura adequada diante do seu potencial; como a cultura que permite a descaracterização e destruição de importantes patrimônios históricos e o esporte que apesar de ter uma secretaria carece de mais investimentos como na construção de uma arena poliesportiva, destinação adequada para o subutilizado Estádio Fausto Alvim dentre outras ações.
Bons auspícios
Araxá chega aos 159 anos como uma das melhores cidades para morar do mundo, oferecendo qualidade de vida que precisa ser assegurada e ampliada com crescimento ordenado e sustentável em todos os seus setores diante do rico potencial desta terra e do seu povo cosmopolita. Que Deus continue a iluminar todos que contribuem para que Araxá seja tão especial!
Nova visão
Um dos nomes vazados para o secretariado da gestão 2025/2028 é o de Rubens Herbert para a pasta da Saúde e a atual secretária Cristiane Pereira deve voltar para a Ação Social. Ele foi assessor especial do ex-deputado federal Aracely de Paula (em memória) por vários mandatos até ele deixar o cargo em 2014 para ser prefeito de Araxá. Então, Rubens passou a atuar no Gabinete do deputado Mario Heringer que continuou recebendo as demandas da cidade. Uma certeza é o seu preparo e experiência nos trâmites de projetos para captação de recursos noutras esferas de governo, especialmente na área da saúde porque o deputado Heringer é médico.