Araxá (MG) – O secretário municipal de Fazenda e Planejamento, Arnildo Moraes, atendeu à convocação do vereador Professor Jales para explanar sobre a situação econômico-financeira do município em termos de receita e despesa referentes aos exercícios 2022, 2023 e 2024 na quinta-feira, 3, na Câmara Municipal.
Pelos números apresentados na reunião houve um déficit orçamentário em 2023 e 2024 coberto com a utilização de superávits de anos anteriores que também não deve acontecer em 2025. Então, neste ano em que não há mais saldos superavitários é preciso que a prefeitura trabalhe com o que efetivamente arrecadar dentro de um orçamento estimado em R$ 750 milhões. Arnildo deixa claro que não houve déficit financeiro em 2023 e 2024 e sim apenas orçamentário.
O vereador Jales destaca que diante da dificuldade orçamentária demonstrada pelo secretário Arnildo é preciso transparência no que está sendo contingenciado em termos de despesas previstas pela prefeitura e que não serão executadas devido à falta de recursos.