Estado aplicará R$ 24 milhões por ano para criar 240 leitos de UTI neonatal

publicidade

 

   Grande parte da Taxa de Mortalidade Infantil registrada em Minas Gerais ocorre nos sete primeiros dias de vida dos recém-nascidos. Para reverter esse quadro, o governo do Estado dentro das ações do programa Mães de Minas ampliará a criação de novos leitos de UTI. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investirá cerca de R$ 24 milhões por ano para a criação de 240 leitos dessa modalidade em Minas Gerais. Os primeiros 80 leitos devem ser instalados e credenciados ainda no primeiro semestre de 2012.
   Para isso, a SES aprovou por meio de deliberação junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB) a abertura de edital que torna pública a realização de seleção para projetos de equipagem, construção, reforma e/ou ampliação das Unidades de Terapia Intensiva UTI Neonatal e Pediátrica. De acordo com a coordenadora estadual de Terapia Intensiva, Renata Melgaço, os projetos serão executados por hospitais que são referência para o atendimento à gestante de alto risco em Minas Gerais.
   “O objeto do presente edital é a seleção de projetos, os quais receberão recurso financeiro necessário visando novos credenciamentos de leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde”, explica. A Comissão de Avaliação e Classificação a ser instituída pela Subsecretaria de Políticas e Ações em Saúde da SES será a responsável pela seleção e aprovação dos projetos, de acordo com a legislação em vigor referente aos critérios para credenciamento das UTIs, bem como aspectos técnicos.
   “A avaliação e pontuação dos projetos vai se realizar por meio de parâmetros como déficit de leitos de UTI nas micro e macrorregiões do Estado, visando suprir esta necessidade”, afirma Renata.
   Além dos critérios legais deve-se atender alguns objetivos que serão levados em conta para a escolha do projeto, como a melhoria da qualidade de vida das pessoas afetadas; reduzir o óbito materno e neonatal; compromisso e ações voltadas para a promoção da saúde e da cidadania, em consonância com os princípios do SUS; relevância social; potencial para atingir áreas de maior incidência de óbito materno e neonatal de acordo com os dados epidemiológicos locais, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Entra em vigor lei do teste de paternidade em parentes de suposto pai

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade