O futebol de base de Araxá continua a brilhar em nível nacional. O centroavante Renato Marques, que deu seus primeiros passos na Associação Esportiva Dínamo Esporte Clube, foi anunciado como novo reforço do Mirassol. O jogador, que pertence ao América-MG, chega ao clube paulista por empréstimo, com contrato até dezembro de 2027.
Renato iniciou sua carreira no Dínamo aos 15 anos. Em 2019, chamou a atenção do América Mineiro e passou a defender a equipe Sub-17. Sua ascensão foi rápida, com destaque na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, onde foi vice-artilheiro com seis gols em nove jogos.
O atacante destacou a importância do clube de Araxá em sua formação. “O Dínamo teve uma importância enorme na minha vida profissional. Foi o time que me abriu as portas, acreditou em mim e me acolheu”, afirmou. Ele também ressaltou o período longe da família como um aprendizado de “muita experiência e maturidade”, fundamental para sua jornada.
Dínamo: Mais que futebol, uma fábrica de talentos e cidadãos
Com o lema “Formando Atletas e Cidadãos”, o Dínamo atende cerca de 60 jovens nas categorias Sub-15 e Sub-17. “Aqui, o futebol é ferramenta de transformação. Cada treino é um ensinamento sobre cidadania. Queremos que eles se tornem grandes atletas, mas, acima de tudo, grandes pessoas”, explica Rodrigo Siqueira, coordenador da base do clube.
O trabalho de excelência rendeu ao Dínamo o Certificado de Clube Formador (CCF), concedido pela CBF, que reconhece instituições que seguem os critérios da Lei Pelé, como suporte educacional, assistência médica e alimentação adequada. O clube tem se consolidado como uma das referências na formação de talentos no Brasil, preparando jogadores que chegam a grandes clubes e até ao cenário internacional.
Toda a estrutura do projeto, que oferece atividades gratuitas, é viabilizada pelas Leis Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte, com patrocínio da CBMM e da Bem Brasil Alimentos, além do apoio da Prefeitura Municipal de Araxá.


































