Saúde

Farmácia Municipal adota canetas de insulina reutilizáveis para pacientes diabéticos

publicidade

Araxá (MG) – A Farmácia Municipal de Araxá iniciou a distribuição de canetas de insulina reutilizáveis para pacientes com diabetes, substituindo as versões descartáveis que eram usadas anteriormente. A mudança, implementada desde o final de abril, alinha-se às recomendações do Ministério da Saúde.

As novas canetas permitem que o paciente use o mesmo dispositivo por um longo período, necessitando apenas da reposição do refil de insulina, sempre sob orientação médica. Atualmente, 2.300 pacientes insulinodependentes recebem atendimento e insumos gratuitamente em Araxá.

De acordo com Cristiane Aparecida Rodrigues, coordenadora da Farmácia Municipal, cada paciente recebe duas canetas. É crucial que esses dispositivos sejam bem conservados, pois não há reposição em caso de quebra ou perda. “Os profissionais da Farmácia Municipal e das Estratégias Saúde da Família foram capacitados para orientar os usuários sobre o correto manuseio e os cuidados necessários para preservar o equipamento”, destaca Cristiane.

A aquisição e distribuição das insulinas humanas NPH e Regular para os municípios são de responsabilidade do Ministério da Saúde. Após o esgotamento do refil, o paciente deve continuar usando a mesma caneta até o fim de sua validade, que é de três anos a partir da primeira retirada.

Para auxiliar no uso correto do dispositivo, a Prefeitura disponibiliza uma cartilha com orientações detalhadas e um vídeo explicativo produzido pelo Ministério da Saúde , que demonstram o manuseio adequado da caneta.

Ascom PMA

 

 

>> CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO CANAL DO CLARIM NO WHATSAPP
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade