Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Alda diz que prefeitura trabalha projetos para garantir Araxá na Copa 2014
13/05/2011, às 12:40:05

   A secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, diz que a Prefeitura de Araxá já trabalha projetos para garantir que a cidade esteja entre os Centro de Treinamento de Seleções (CTS) na Copa do Mundo de 2014. “Araxá sai na frente porque está entre as seis cidades mineiras que serão trabalhadas. Mas, ainda temos a visita da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados), temos alguns questionamentos deles que temos que responder, mas já é um avanço muito grande para que Araxá receba uma seleção”, afirma.
   Na semana passada o Estádio Municipal Fausto Alvim foi confirmado entre os 145 locais previamente selecionados em todo o país como potenciais candidatos a CTS na Copa do Mundo de 2014. Em Minas, além de Araxá foram relacionados os municípios de Uberlândia, no Triângulo Mineiro; Extrema, no Sul de Minas; Juiz de Fora e Matias Barbosa, na Zona da Mata, e Montes Claros, no Norte de Minas. Inicialmente, eram 18 as cidades mineiras na disputa. As seis cidades mineiras serão visitadas pelos técnicos da Arena, empresa que presta serviços técnicos ao Comitê, até o fim de julho.
   Para a Fifa, o município atende aos requisitos básicos, como uma posição geográfica que permite acesso facilitado a possíveis hotéis oficiais e aos principais aeroportos nacionais, além de capacidade de pouso para aeronaves de grande porte. Segundo Alda, a pré-seleção é resultado de todo um trabalho em equipe.
   Para ela entre os pontos fortes da cidade estão a infra-estrutura do Grande Hotel, na Estância Hidromineral do Barreiro, e a qualidade da pista do Aeroporto Romeu Zema. “É um avanço muito grande para que Araxá receba uma seleção. Temos como ponto forte um hotel que já tem uma infra-estrutura para receber uma seleção. Também temos um aeroporto que recebe qualquer tipo de aeronave. E Araxá está situada em uma posição geográfica muito interessante, estamos a 45 minutos de Belo Horizonte, de avião, a uma hora de São Paulo, e assim por diante”, diz a secretária.
   Para Alda, o único ponto que ainda deixa a desejar é a atual situação do Estádio Municipal Fausto Alvim. “O Fausto Alvim hoje não tem uma condição tão adequada quanto a FIFA exige, mas o prefeito (Jeová Moreira da Costa) está estudando junto ao governador (Antonio Augusto Junho Anastasia), para ver se a gente constrói um novo estádio antes da Copa. Temos um projeto todo pronto, nos falta o lugar, porque em outra ocasião a comunidade entendeu, e se manifestou através da Câmara, que não deveria ser daquele jeito. Mas passei a notícia para o prefeito, de que Araxá está entre as cidades, então ele me disse que vai trabalhar em cima disso”, destaca a secretária.

Escolha
   De acordo com o Comitê Organizador, mesmo com a divulgação da lista, não significa que as cidades mencionadas foram aprovadas definitivamente. Após a análise, serão feitos novos cortes para se chegar à primeira lista de potenciais CTS. Até o fim deste ano será feita uma relação de Centro de Treinamentos para a Copa do Mundo da Fifa. O Comitê Organizador tem a obrigação de oferecer um número mínimo de 64 CTS, mas busca atingir a marca de 90 locais.
Os representantes das seleções nacionais poderão conhecer os locais aprovados pelo Comitê Organizador nos próximos anos. A escolha definitiva das seleções só ocorrerá após o sorteio final, previsto para dezembro de 2013. O Comitê Organizador e a Fifa não têm nenhuma ingerência sobre a escolha das federações nacionais. A Fifa é responsável apenas pelo envio de uma circular para as federações e confederações nacionais informando os detalhes para o processo de seleção e inspeções de possíveis CTS no Brasil.


 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia