Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Comitê é constituído para Araxá ser CTS na Copa de 2014
16/05/2011, às 13:14:22

   O Comitê Municipal da Copa Araxá 2014 foi constituído durante uma reunião preparatória realizada neste sábado, 14, para a audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Alemg) sobre as chances da cidade ser Centro de Treinamento de Seleções (CTS) que acontecerá no próximo dia 2, no Tauá Grande Hotel. O encontro foi realizado por iniciativa do prefeito Jeová Moreira da Costa e do deputado estadual Bosco contou com cerca de 30 representantes de diversos segmentos de Araxá, principalmente o turístico.    
   A audiência pública será realizada em Araxá pelas comissões de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo e de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa.  No encontro preparatório foram discutidos previamente quais os aspectos que devem ser trabalhados para Araxá ser realmente escolhida como CTS pela Fifa e as seleções participantes da Copa do Mundo de 2014. O prefeito Jeová visitou o Gabinete do deputado Bosco no último dia 12, quando juntos idealizaram essa reunião preparatória antes da audiência pública, principalmente para envolver os segmentos organizados da cidade na iniciativa de fazê-la um CTS, inclusive criando um clima diante desta expectativa.     
   Na reunião preparatória, o prefeito Jeová mostrou o que já foi feito até o momento na busca dessa oportunidade, além de conclamar todos para trabalharem juntos os próximos passos. “Até agora, a prefeitura cumpriu todas as metas em termos de documentação e informações e demonstrou isto no encontro”, afirma Bosco que esteve presente junto com a sua equipe.   
   Ele explica que o intuito da audiência pública marcada através de uma solicitação sua às comissões da Alemg é chamar a atenção dos colegas deputados para participarem desse esforço conjunto, já que a Fifa escolheu 145 cidades brasileiras para se habilitarem a ser Centro de Treinamento de Seleções, sendo que apenas seis são de Minas Gerais, dentre 185 inscritas no país. Além de Araxá, Extrema, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Montes Claros e Uberlândia foram os municípios mineiros pré-selecionados. “Nós queremos que a Alemg tenha uma participação efetiva nesse encaminhamento, porque a maioria dos assuntos pertinentes ao governo do Estado passa pela Casa”, explica o deputado.  
   Bosco acrescenta que a audiência pública em Araxá também possibilitará que os membros das duas comissões da Alemg conheçam o potencial do município e passem a ser parceiros. “Naquilo que precisamos buscar junto aos governos federal e estadual, para que essa iniciativa se concretize diante da importância de Araxá se tornar um CTS, sobretudo na questão econômica. Receber turistas e imprensa de todo o mundo, seria alavancar economicamente não só o município, como a região”, ressalta.
   Bosco informa que o comitê municipal foi constituído para levantar informações que serão levadas à audiência pública no próximo dia 2, sobre o que é preciso fazer em cada área para que a cidade receba uma seleção. “Nós vamos trabalhar cada segmento, na segurança pública, por exemplo, fazer um levantamento geral de como está hoje e o que é preciso ainda fazer para a cidade ser CTS. Em hotelaria, o que já temos disponível e o que cada estabelecimento pode fazer em termos de aumento da oferta de serviços. Os taxistas, por exemplo, podem buscar parcerias para fazerem cursos visando o aprimoramento profissional e, assim, em todos os segmentos envolvidos nessa preparação”, diz.
   Segundo ele, as chances de Araxá ser escolhido como CTS são muito boas. “Basicamente, são três requisitos a serem vistos, um deles é o aeroporto e nós temos um que está dentre os melhores de Minas Gerais. Outro ponto é a hotelaria, e Araxá conta com o Grande Hotel que já recebeu a seleção brasileira, por duas vezes. Eu acredito que só precisamos de investimentos no terceiro critério que é o estádio”, afirma o deputado. Bosco explica que Araxá está inscrita com o Estádio Municipal Fausto Alvim, mas todas as alternativas para resolver o atendimento a esse quesito devem ser debatidas.
   “O prefeito manifestou a disposição, se for necessário, de melhorar o Estádio Fausto Alvim. Mas também existe outro plano, o de construir um CTS. Eu inclusive sugeri que fosse construído em uma área já minerada do Barreiro, como no campo da antiga Camig, porque precisam ser recuperadas e devolvidas ao Estado e ao município. O prefeito achou essa ideia interessante, mas é preciso ouvir a Fifa, já que Araxá está inscrita com o Estádio Fausto Alvim”, esclarece.  
   Bosco afirma que está preocupado com o tempo necessário para a cidade estar preparada e, por isto, espera que alguma definição sobre o campo de treinamento de Araxá seja tomada na audiência pública do próximo dia 2. Os requerimentos do deputado Bosco para a realização da reunião conjunta das comissões da Alemg na cidade foram aprovados em 1º de março passado. Os membros das duas comissões, além do deputado Bosco na condição de autor do pedido, reúnem-se em Araxá para discutir o seu potencial e encaminharem ao governo do Estado os eventuais investimentos que devem ser feitos para que a cidade possa acolher alguma delegação estrangeira durante a Copa do Mundo no Brasil.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia