Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Credibilidade e imediatismo
29/04/2011, às 09:48:07

    O www.clarim.net.br entra no ar nesta sexta-feira, 29, editado pela empresa Machado e Kikuchi Comunicação Integrada, que há quinze anos faz circular o Jornal Clarim em Araxá. A publicação eletrônica representa não só a aliança da credibilidade com a rapidez da informação, como também um novo alcance desse trabalho jornalístico especializado em Araxá e região.
    O lançamento do jornal online marca a trajetória do Clarim que reflete a sua busca pela inovação, sempre pautada pela ética e o respeito ao seu público. A primeira edição do impresso circulou em 15 de fevereiro de 1996, em tamanho ofício, com a proposta pioneira de aliar notícias aos negócios através da distribuição gratuita.
    Dada a crescente aceitação desse trabalho, a tiragem dobrou em apenas oito meses e tornava-se necessária a reestruturação da proposta inicial. Em novembro de 1996, O Clarim - como era chamado - transformou-se num jornal tablóide, com circulação através da venda de exemplares, assinaturas e anúncios.
    Desde o início da publicação, o jornal conserva acima de tudo a missão de trabalhar pela coletividade, dando espaço para todos os lados da notícia, acentuando a boa prática jornalística. Pelo entendimento de que presta um serviço público, embora seja uma empresa privada, o veículo sempre manteve as suas portas abertas para todos. 
    A adoção das técnicas profissionais que permitem distinguir com clareza a informação da opinião, imprime a impessoalidade na informação e a necessária crítica no artigo. O editorial do Clarim expressa o posicionamento do jornal diante dos mais importantes assuntos que permeiam a sociedade e podem contribuir para a sua evolução.
    Em 2000, com apenas quatro anos de circulação, O Clarim tornou-se o primeiro jornal standard e em cores da cidade. Mais uma vez, as mudanças no layout vieram acompanhadas de revisões no seu conteúdo, na constante busca pela qualidade, mas conservando a identidade do veículo. Dois anos depois, quando a tecnologia da informação começava a estabelecer-se no país, a empresa lançou o ClarimNet, em parceria com o Portal Zaz.
    Com quinze anos ininterruptos de circulação, mantendo o pressionado ritmo diante do assustador avanço das atuais possibilidades de comunicação, clarim.net.br dá nova dimensão a esse trabalho. Enquanto no corre-corre dos dias úteis é possível clicar para rapidamente atualizar-se dentro desse escasso tempo, nos fins de semana pode ser conservado o tradicional hábito de ler jornal, ainda considerado insubstituível pelos fiéis leitores.
    O registro no papel não encerra-se no manuseio e, por enquanto, continua a significar documentação, compromisso, responsabilidade e, consequentemente, maior confiança. Por isso, as opiniões no veículo impresso têm maior peso, embora estejam mais restritas aos formadores, ao público elitizado. A tendência mundial tem sido otimizar as publicações impressas em decorrência do seu alto custo e diante das novas formas de comunicação, ampliando o seu fechado universo sem abrir mão delas.
    Dessa forma, o jornal impresso diferencia-se enquanto produto, conseguindo agregar valor e não concorrer com o eletrônico, à medida que o seu público torna-se muito mais abrangente com a rapidez da informação. Esse comprovado benefício do “casamento” das mídias, não é mais meta futura do Clarim. A partir de hoje é uma realidade, que ao ser experimentada, tende a ser aperfeiçoada, com boa vontade e sério trabalho, como demonstra essa história.
    O layout, a operacionalização e a campanha de marketing do clarim.net.br foram desenvolvidos pela Radix através dos profissionais Heider Samarone e Lucas Machado, com o suporte da equipe Clarim. Todos integrados para oferecer a maior interação possível, buscando a simplicidade, a objetividade, o fácil acesso à informação.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia