Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Fábrica da Bem Brasil em Perdizes aquece setor de serviços na região
10/02/2017, às 08:27:56

 

A nova indústria de batatas pré-fritas congeladas da Bem Brasil que será inaugurada em Perdizes na quinta-feira, 16, recebeu R$ 200 milhões de investimentos e desencadeia a geração de 1,4 novos empregos diretos e indiretos. O aumento da produção de mais 150 mil toneladas de batatas pré-fritas congeladas/ano, somada às 100 mil produzidas na unidade de Araxá, representa 55% do mercado nacional que é de 425 mil toneladas.

A Bem Brasil é a maior fábrica de batatas pré-fritas congeladas do país. Com a construção da nova fábrica no município de Perdizes, a 50 quilômetros da primeira em Araxá, os hotéis e pousadas têm registrado um volume de ocupação nos últimos dois anos sem precedente por um período tão longo, reflexo das demandas para a montagem do empreendimento. Um complexo desse porte exige, além dos materiais básicos de construção, uma infinidade de máquinas e equipamentos sob medida para as instalações, o que tem levado rotineiramente ao município e cidades vizinhas centenas de técnicos, executivos e demais “stakeholders” de diversas áreas envolvidos no projeto, garantindo assim excelentes níveis de ocupação nesses estabelecimentos.

Na Pousada do Arthur, no Centro de Perdizes, a cerca de 20 quilômetros da nova unidade fabril, o crescimento médio verificado está em torno de 40% desde o começo das obras, com média de ocupação dos leitos dos 14 quartos entre 80% e 90%. No Recanto Hotel e Restaurante no município vizinho, Santa Juliana, distante 40 quilômetros, a lotação dos 33 apartamentos, sendo 18 de luxo, tem sido máxima sempre, a ponto de indicarem a demanda excedente a outras hospedarias. Já no Hotel e Pousada Novo Horizonte, também na região central de Perdizes, a construção da fábrica foi decisiva para reduzir os efeitos da crise econômica nos negócios.

“O ano de 2015 e principalmente 2016, foram muito ruins por causa da crise, mas sem essa obra teriam sido muito piores para o nosso hotel e pousada e para toda a cidade”, garante José Eleutério, proprietário do Novo Horizonte, com capacidade para hospedar entre 80 e 100 pessoas nas duas unidades. “Além de estarmos sempre com todas as reservas preenchidas, os negócios têm sido excelentes também para o nosso restaurante que atende os hóspedes e consumidores externos. O movimento cresceu muito porque muitas pousadas e hotéis não oferecem serviço de alimentação”, diz Andreza da Fonseca Norberto, nutricionista que integra o quadro de gerência do Recanto.

Investimentos - Artur Antônio Magalhães que é proprietário da Pousada do Artur diz que por causa desse aumento de demanda planeja investir na construção de um bar e lanchonete, além de ampliar o estabelecimento em ao menos mais três quartos. “Acredito que o movimento por causa da montagem da fábrica é maior, mas creio que não irá diminuir tanto após o início da operação porque a Bem Brasil terá de se relacionar com fornecedores e clientes, o que continuará sendo ótimo para toda a região”, afirma. O Recanto Hotel e Restaurante também tem planos de a longo prazo expandir a oferta entre 10 e 20 apartamentos, contemplando individual, duplo e triplo, adianta Andreza Norberto.

Empreender é cidadania - Para o diretor presidente da Bem Brasil, João Emílio Rocheto, o país precisa de iniciativas que gerem emprego e renda e, especialmente, fora dos grandes polos industriais, pois fomentam a permanência do trabalho no campo, fixam jovens talentos no eixo em torno do empreendimento e valorizam as pessoas naquilo que elas têm de mais caro, que são suas raízes e seus círculos familiares. "As crises passam! Como empresário, eu mesmo já passei por inúmeras e creio que todas as pessoas que são empreendedoras também tenham suas histórias de superação a contar. A mensagem que eu gostaria de passar a cada uma das personagens que vêm atuando para a conclusão deste grande desafio é que planejamento e gestão sustentável servem para nos ajudar a enfrentá-lo com mais firmeza. Parceria, comprometimento e uma busca permanente por inovação nos fazem mais fortes diante dos desafios externos", afirma.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia