Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Secretaria de Saúde realiza atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher
08/03/2017, às 08:21:09

A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma série de atividades voltadas à mulher araxaense no decorrer deste mês, em decorrência do Dia Internacional da Mulher que é comemorado mundialmente em 8 de março. A data estabelecida pelas Nações Unidas desde 1975 marca a luta pelos direitos das mulheres em todos os âmbitos e contra o preconceito, como também é uma homenagem a elas.

A Referência Técnica da Saúde da Mulher e da Criança, enfermeira Carla Aparecida Alves Constant, explica que diferentemente do ano passado quando somente as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estavam oferecendo atendimentos às mulheres, neste ano a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um cronograma que, além de privilegiar essa ação integrada de saúde, também prevê atividades em instituições de ensino da rede municipal. Segundo ela, a comemoração ao Dia Internacional da Mulher terá dois momentos em Araxá, o primeiro exatamente na quarta-feira, 8, com palestras nas escolas às 8h, que valorizam o papel das mulheres na sociedade. Já no sábado, 11, as Unidades Básicas de Saúde Unioeste, Unisa, Unisul, Unileste e Uninorte abrem as portas em horário especial, das 8h às 12h, para atender as mulheres que querem manter a sua saúde em dia.

A enfermeira coordenadora da Atenção Primária, Daniela Neves, destaca que a programação foi expandida para atender as mulheres além do âmbito da saúde. “Vamos trabalhar a questão da autoestima da mulher com dicas e a respeito de exames de prevenção em saúde. Queremos valorizar a mulher lidando com esses problemas que interferem mais diretamente na vida delas. Com esses cuidados, elas serão conscientizadas sobre a saúde física e mental. Das outras vezes, trabalhávamos o enfoque todo voltado para as doenças e, desta vez, a programação vem diferenciada com o trabalho da autoestima”, explica.

Confira a programação
- Quarta-feira, 8 de março
Ação: Educação em Saúde nas Escolas, um bate-papo com o tema “Prevenção e Gravidez na Adolescência”, às 8h, nas escolas municipais Aziz J. Chaer e Professora Leonilda Montandon (CAIC), com as turmas de 8° e 9° anos. Os palestrantes são os médicos Leirston, Rafaela, Daniela, Luciana Gabriela, Danilo, Felipe, residentes da UFTM e as enfermeiras Livia, Tatiane, Cintia, Magda, Vivian Alexandra e Luciana.
- Sábado, 11 de março
Ação: Atendimento especial para as mulheres, das 8h às 12h, na Unioeste, Unisa, Unisul, Unileste e Uninorte, com coleta citológica; exame das mamas e solicitação de mamografia; orientação sobre autoestima em parceria com a equipe de Saúde Mental; orientação de exercícios para incontinência urinária em parceria com a equipe de Fisioterapia; dicas de beleza e alimentação em parceria com a equipe de Nutrição; parceria com consultoras de beleza; massagem em parceria com o Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) somente ofertada na Unisul e palestra sobre a prevenção da gravidez na adolescência somente na Uninorte, às 9h.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia