Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
Merenda escolar com novo cardápio
05/04/2017, às 08:12:44

 

A equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação atende alunos de todas as idades da rede municipal de ensino e entidades conveniadas num total de 53 unidades, com base no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A reformulação das alimentações servidas na rede é contínua e a mais recente entrou em vigor em março deste ano. “Variedade e qualidade são fundamentais quando o assunto é o cardápio elaborado para o lanche das 53 unidades escolares da rede municipal de Araxá”, destaca a decretaria.

A nutricionista responsável pela merenda escolar, Francielli Veloso, comanda uma equipe que executa e supervisiona a alimentação escolar. Segundo ela, recebem os gêneros alimentícios, fazem o controle de qualidade dos alimentos enviados e desenvolvem projetos de educação nutricional. Ela explica que a formulação da lista de refeições segue lei no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), respeitando os hábitos alimentares da população escolar. “A legislação especifica a quantidade de proteína, lipídios, carboidratos, fibras e todos os nutrientes. Estamos sempre mudando o cardápio de acordo com a estação e a safra de alimentos, a idade das crianças e o período que os alunos ficam na escola. Nosso objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar deles, bem como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis”, explica.

A secretária municipal de Educação, Gessy Glória Lemos, detalha que são servidas até cinco refeições diariamente na rede municipal de ensino: café da manhã, lanche leve, almoço, lanche leve e fechamento com um lanche reforçado que equivale a um jantar. Segundo ela, a mudança de cardápio é constante para proporcionar variedade e qualidade aos alunos.  “Deixamos um novo cardápio por cerca de um mês e depois trocamos para que as crianças não cansem muito do que é manipulado nas escolas. Mandamos duas frutas por semana, alimentos à base de batata com molho de extrato de tomate, carne e sopas. Os legumes e verduras chegam toda segunda ou terça-feira. Nós temos carne moída duas vezes por semana, frango duas vezes por semana e carne em cubo uma vez por semana. As crianças estão bem alimentadas, nada está faltando nas nossas escolas municipais”, informa. Ela acrescenta que a alimentação oferecida nas escolas desempenha ainda o papel de suprir necessidades nutricionais das crianças. “O cardápio considera desde o que cada faixa etária pode ingerir até a quantidade ideal para cada instituição”, completa.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia