Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
A família Colombo recebeu com satisfação a intenção do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) de desapropriar o hotel que leva o mesmo nome para torná-lo um braço da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Jeová manifestou interesse na desapropriação em entrevista exclusiva ao Clarim na semana passada.
A intenção do prefeito é disponibilizar o prédio construído em 1929 para a instalação de cursos superiores de hotelaria e turismo. Segundo o prefeito, o projeto visa tornar Araxá uma referência na formação de profissionais que supram a defasagem deste segmento no Alto Paranaíba. Além de preparar a cidade para a demanda que deve surgir em função da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.
De acordo com Walter Ogawa, um dos proprietários do hotel, a intenção ainda não foi formalizada, mas o prefeito já manifestou o desejo informalmente à família. “Para toda a família esta seria uma forma de garantir a preservação e continuidade da história do prédio”, diz.
Com uma arquitetura neoclássica o hotel Colombo possui 53 unidades habitacionais além de amplos salões de festas e restaurante em uma área de 11 mil metros quadrados. O hotel foi construído por Luiz Colombo, um pedreiro imigrante italiano e atualmente está sob a administração da terceira geração da família. O prédio está em processo de tombamento como patrimônio histórico cultural. Segundo Walter já foi feito o inventário, que compõe a primeira etapa do tombamento.
Desapropriação
A desapropriação é o procedimento pelo qual o Poder Público transfere, compulsoriamente, para si a propriedade de um bem pertencente a terceiro. Em regra, a desapropriação precisa atender o interesse social e mediante pagamento de indenização. Atualmente, segundo Walter, o hotel está avaliado em cerca de R$ 3 milhões.