Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Começou nesta quinta-feira, 22, em Araxá, no Alto Paranaíba, o 1º Congresso Brasileiro de Gado Girolando. As palestras abordarão temas técnicos e científicos, como genética, melhoramento animal, cruzamentos, fertilidade, produção de sólidos e sanidade. O evento segue até 24 de setembro e é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Embrapa Gado de Leite e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A abertura oficial do evento será nesta sexta-feira, 23, às 8h30, com a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento.
A raça surgiu do cruzamento do gado holandês com o gir, mais adaptado às condições climáticas tropicais, e tornou-se a principal raça leiteira do Brasil, responsável por cerca de 80% da produção. Minas Gerais, que possui a maior bacia leiteira do país, responde por quase um terço da produção nacional, com aproximadamente 7,9 bilhões de litros por ano.
Diante deste contexto, o Governo de Minas criou o programa Minas Leite, que visa a implementação de políticas públicas para melhorar a qualidade da produção estadual. Em 2011, a meta do programa coordenado pela Seapa é contar com pelo menos 1.000 fazendas assistidas por técnicos do Governo.
Cada propriedade serve de unidade modelo para outras dez fazendas, gerando um processo multiplicador das técnicas de produção e de gerenciamento. Em quatro anos, já foram registradas melhorias significativas no processo produtivo das fazendas integradas ao programa.
Com a finalidade de discutir os assuntos de interesse do setor leiteiro e dar suporte à elaboração de políticas públicas e privadas voltadas para o segmento, o Governo de Minas criou também o Fórum do Leite, em agosto deste ano. Coordenado pelo governador Antonio Anastasia, o Fórum conta com a participação de representantes dos diversos segmentos ligados à cadeia produtiva do leite.
De acordo com o secretário Elmiro Nacimento, essa iniciativa é um compromisso prioritário do Estado e corresponde a um dos deveres do governo, que é o de incentivar a produção e a industrialização do produto.