Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm
prefeitura_araxa
Vítor Amorim Fróis é Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar 2011
26/09/2011, às 08:54:28

  Aconteceu entre os dias 23 a 25 de Setembro no Centro de Atividades do Trabalhador “Donato Piccirillo na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. A organização ficou a cargo da FMX (Federação Mineira de Xadrez) com chancela da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez).
   Estiveram presentes aproximadamente 400 enxadristas de 11 estados brasileiros divididos em 24 categorias (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio) ambos na categoria Feminino e Absoluto.
   Araxá esteve presente com o enxadrista da Academia Araxaense de Xadrez Vítor Amorim Fróis estudante do 3º ano do Colégio Atena. Vítor representou a terra da “Beja” na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Ele jogou 6 partidas durante três dias de competição e em sua categoria participavam 36 enxadristas dos estados brasileiros de MG, SP, RS, GO, RJ, PR e PB.
   No dia 23 (sexta feira) Vítor confrontou na 1ª rodada o enxadrista goiano Raphael Henrique A. dos Santos e conquistou seu primeiro ponto. No mesmo dia ele derrotou na 2ª rodada o enxadrista paulista Kenzo Augusto Kano Carmo conquistando seu 2º ponto. No dia 24 (sábado) Vítor confrontou na 3ª rodada o enxadrista paulista Vinícius Floriano e empatou. Na 4ª rodada ele derrotou o enxadrista Yuri Monteiro Pinheiro da Paraíba. Vítor conquistou 4,5 pontos derrotando o enxadrista paulista Alberto Tonhati Bonvinini. No dia 25 (domingo) aconteceu a ultima rodada e Vítor estava liderando o Brasileiro em sua categoria juntamente com o enxadrista paulista Vinícius Floriano, na qual empatou na 3ª rodada. Foi uma rodada emocionante onde Vítor precisaria vencer seu adversário e torcer para que Vinicius empatasse ou perdesse para o enxadrista Carlos Eduardo Oliveira de Freitas do Rio de Janeiro. O talento, a dedicação, à vontade, a inteligência e o conhecimento do mestrinho Vítor foi fundamental. Ele derrotou seu adversário Arthur Marques de São Paulo na mesa 1 e ainda viu a derrota de Vinicius na mesa 02.
   Com esta combinação Vítor sagrou-se Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar 2011 na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Um titulo inédito para historia do xadrez araxaense. Desde a época do maior enxadrista da historia do xadrez araxaense "Arthur Rosa” até os dias atuais o xadrez araxaense nunca teve um resultado fantástico dentro do mundo mágico das 64 casas do tabuleiro, ou seja, um titulo tão expressivo. Vítor aos 8 anos de idade conquistou um título jamais conquistado por um enxadrista araxaense. Um título que jamais será esquecido!
   Vítor teve uma preparação para este evento bem planejada e organizada. Durante este ano ele teve tudo que precisava para desenvolver e se preparar para os torneios, em especial este Brasileiro. Teve o apoio fantástico dos país, a dedicação, o amor ao esporte, a vontade, muito estudo, muita inteligência e treinamento com os três enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos, o Instrutor César Romero jr. (16 anos de idade) e o enxadrista Alexandre Augusto de Oliveira Cobos. Além disso, ele disputou diversos torneios pela região e outros estados que ajudou bastante em sua preparação. Com estes diversos torneios disputados Vítor aprimorou seus conhecimentos, adquiriu mais experiências, avaliou seus resultados, serviu como treinamento, ritmo e deixou o nome de Araxá sempre em destaque no xadrez. Tudo caminhou bem e neste final de semana Vítor consagrou-se sendo o numero 1 do país na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Uma conquista muito difícil que abre caminhos para muitas outras que virão.
   Vítor voltará aos treinos ainda nesta semana na Academia Araxaense de Xadrez com objetivo de disputar diversos torneios em Araxá e região durante os meses de outubro e novembro.
   Na segunda quinzena de novembro Vítor representará Araxá, Minas Gerais e o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude que será realizado pela primeira vez na America do Sul. Será 10 dias de evento na cidade Goiânia de Caldas Novas. Um evento muito grande com despesas altíssimas. A empresa CBMM já confirmou seu apoio ao jovem araxaense na disputa do Mundial e Vítor aguarda outros apoios, como por exemplo, a Prefeitura Municipal de Araxá.



Adriano Pena obteve ótimo resultado no Torneio de Xadrez em Brasília
   Aconteceu no dia 17 de Setembro na Lanchonete The Plates em Brasília o 1º Campeonato de Xadrez 2011 do Clube do Tabuleiro. O evento foi organizado pelo enxadrista Paulo Luiz Afonso e com apoio do Deputado Federal Policarpo, Pizzaria Pedacinho Pizzas, Escola de Inglês Stgiles e Lanchonete The Plates.
   O evento foi disputado em um Sistema de emparceiramento desenvolvido pelo organizador do evento. O torneio foi disputado em 3 categorias: de 8 anos de idade a 11 anos de idade (Categoria Criança), de 12 anos de idade a 17 anos de idade (Categoria Jovens) e acima de 18 anos de idade (Categoria Adulto). O objetivo do evento foi incentivar a pratica do Xadrez na Capital Federal e classificar enxadristas para próxima fase. Todos os participantes jogaram três partidas de acordo com a planilha de confrontos desenvolvidas pelo organizador.
   O Xadrez Araxaense esteve presente no evento com o Professor da Academia Araxaense de Xadrez Adriano Pena Ribeiro Lemos e o enxadrista do Colégio São Domingos e da Academia Araxaense de Xadrez Antonio Eduardo Ribeiro Rocha e Silva de apenas 6 anos de idade.
   Estiveram presentes aproximadamente 20 enxadristas e Adriano que competiu na Categoria Adulto jogou suas três partidas com fortes enxadristas de Brasília. Na primeira rodada Adriano perdeu para o enxadrista Adriano Cosmi. Na segunda rodada Adriano derrotou Alessandro Jochem e na ultima partida fechou sua ótima participação derrotando o enxadrista Agnado Braga um dos responsáveis em desenvolver o Xadrez em Brasília. Já Antonio Eduardo o mais novo do torneio teve que jogar na categoria acima (8 a 11 anos de idade). Antonio participou nesta categoria porque não havia adversários de sua idade no evento. Antonio fez ótimas partidas, mas não obteve nenhuma vitória.
   O evento não tem classificação final e apenas vagas para próxima fase. Com este resultado, Adriano foi um dos maiores pontuadores na categoria adulto e garantiu sua vaga para próxima etapa que acontecerá na Pizzaria: Pedacinho Pizzas no dia 24 de setembro. O Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos não poderá estar presente representando Araxá neste evento devido ao outros compromissos.


 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia