Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
prefeitura
Marquês do Paraná fica aberta até o fim do ano letivo
09/05/2011, às 11:36:04

 

   A Escola Municipal Marquês do Paraná, no complexo do Barreiro, em Araxá, ficará aberta até o final do ano letivo em 2011. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 9, pelo prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT) em atendimento a uma reivindicação dos pais de alunos da instituição de ensino. “Entendemos essa preocupação das mães em deixar essa transferência para o final do ano porque poderia haver uma dificuldade de adaptação e elas terão a liberdade de escolher para qual escola pública vão direcionar os filhos”, afirma o prefeito.

   De acordo com o prefeito a decisão pelo fechamento da Marquês do Paraná está relacionada ao número reduzido de alunos. Atualmente estudam na instituição 54 crianças em período integral, sendo 15 na educação infantil e 39 no ensino fundamental. Para o atendimento são mantidos 18 funcionários. “Temos um alto número de funcionários para um baixo número de alunos”, diz Jeová.

   Outro fator preponderante para o fechamento, segundo o prefeito, está o projeto do governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Araxá que quer transformar o complexo do Barreiro em um campo de lazer e entretenimento com a instalação de novos hoteis, pousadas e restaurantes. Para isto, há cerca de dois anos está sendo negociada também a retirada das famílias instaladas no bairro Alto Paulista.

   De acordo com a secretária Municipal de Educação, Maria Célia Araújo Oliveira, dos 54 alunos que a escola atende, apenas 28 moram na zona rural da cidade. Os demais residem no Barreiro, no entorno do Barreiro e até em bairros da zona urbana. “Nós queremos proporcionar para eles um convívio mais adequado com outras crianças”, ressalta. Além disso, Maria Célia afirmou que o prédio da escola atualmente tem uma série de deficiências na estrutura física.

   A decisão foi criticada pelo presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Carlos Roberto Rosa (PP). Ele afirmou que a Educação é um setor no qual deve haver investimento. De acordo com ele, o Brasil luta pela Educação de qualidade e pelo menor número de alunos nas escolas, e esta é a realidade da Marquês do Paraná. “Eu acho que é uma irresponsabilidade da nossa secretária de Educação pedir para fechar uma escola, Araxá não merece ter uma escola fechada, mas ficamos felizes com a sensibilidade do prefeito de não permitir o fechamento no meio do ano letivo”, diz.

 

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia