Menu
Digite pelo menos 2 caracteres!
Araxá comemora o Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro, com saldo positivo. Desde janeiro de 2011, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Maria Pirola presta atendimento de qualidade às pessoas com sofrimento mental grave. Para comemorar a data e mostrar o trabalho desenvolvido, o CAPS realiza uma exposição de produtos feitos durante as oficinas terapêuticas nesta segunda-feira, 10, a partir das 8h.
Na terça-feira, 11, a partir das 13h, acontece um sarau com música e poesia voltado para familiares e convidados. De acordo com a coordenadora do CAPS, Leonice Wojcik, o centro tem atingido o objetivo de cuidar e integrar as pessoas as suas atividades cotidianas ao longo dos últimos dez meses, assim como acolher a família e a comunidade, resgatando a qualidade de vida e incentivando a participação social e a cidadania.
Atualmente, 297 pessoas já foram cadastradas para receber o suporte da unidade que conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e equipe de enfermagem. Além do CAPS, a Secretária Municipal de Saúde desenvolve várias ações que visam o cuidado com a saúde mental em unidades de saúde e outros locais de lazer e cultura.
Para a coordenadora Leonice, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma data que deve despertar a reflexão. “A Organização Mundial da Saúde declara que é direito de todo ser humano gozar do melhor estado de saúde física e mental. Para promover a saúde mental, há que se mobilizar o indivíduo e o coletivo como agente no processo de mudança, inclusão social, solidariedade e autonomia.”
O CAPS Maria Pirola atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na Praça Coronel José Adolfo, 28.
Assessoria de Comunicação Social da PMA