Logo
Araxá / MG - , -
Clarim no WhatsApp (34) 98893-8381
Menu

Digite pelo menos 2 caracteres!
cbmm_banner
980x150
Presídio de Araxá ganha Unidade de Atendimento ao Preso
19/10/2011, às 09:27:11

   Carlos José Teixeira recebeu na manhã desta terça-feira, 18, certificado de conclusão de curso de Empreendedorismo. Como orador da turma ele fez um discurso no qual revela ter muita confiança e esperança num futuro melhor. Durante entrevista Carlos afirma que a realização deste curso é muito gratificante e funciona como combustível para dar mais um passo rumo à liberdade e a construção de um novo caminho. Carlos quer também mudar a própria história, voltar pra casa e para a família.
   Esta é uma postura comum em solenidades de colação de grau, mas no caso de Carlos a confiança e a esperança têm pesos e medidas diferentes, pois ele é um dos 5506 presos beneficiados pelo programa de Expansão e Humanização do sistema prisional do Estado de Minas Gerais. E, dentro deste programa a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) inaugurou nesta terça-feira, 18, no presídio de Araxá, uma Unidade de Atendimento ao Preso. Segundo informações da Seds, o presídio de Araxá é um dos mais atuantes no Estado no que se refere ao trabalho de ressocialização dos detentos.
   Cumprindo pena por assalto há nove anos e cinco meses, Carlos é um exemplo deste trabalho. Além de estudar ele trabalha na plantação de eucaliptos, disse que fez uma faxina mental e quando deixar o presídio no próximo dia 18 de novembro vai trabalhar e contribuir com a orientação de jovens no sentido de mostrar que o crime não compensa. Assim como Carlos, outros 148 dos 232 detentos de Araxá participam de projetos que contribuem para sua reinserção na sociedade quando terminarem de cumprir suas penas.   
   Diversas autoridades ligadas à esfera da Justiça de MG e das polícias civil e militar de Araxá e região, assim como da esfera política participaram da solenidade de inauguração da Unidade de Atendimento ao Preso, inclusive o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada. A estrutura da unidade conta com duas salas de aula para ensino regular e profissionalizante, com capacidade para 20 alunos cada uma, uma mini fábrica de enxovais para gestantes que necessitam de ajuda, além de um hospital de brinquedos danificados, que serão doados aos filhos dos detentos e às crianças carentes do município.
   A Biblioteca Lafayette de Andrada com capacidade para seis mil livros também foi inaugurada junto com a nova unidade que foi construída com a mão de obra dos detentos e os recursos doados pela comunidade, pelo Conselho de Segurança Pública (Consep), e empresários locais.  Várias ações e atividades sociais são oferecidas pelo presídio de Araxá, inclusive por ser uma cidade turística há um trabalho de artesanato como confecção de colchas e caminhos de mesa. A produção é comercializada pelos familiares dos detentos.

Compartilhar no WhatsApp
Clarim
Radix Tecnologia